Detalhes do Documento

ANÁLISE DA PROCURA TURÍSTICA ATRAVÉS DE MODELAÇÃO DINÂMICA EM MACRO PAINEL DE D...

Autor(es): Ramos, Célia M. Q.; Universidade do Algarve, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Campus da Penha, Faro cv logo 1 ; Rodrigues, Paulo M. M.; Banco de Portugal, School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa, Colégio de Campolide cv logo 2 ; Perna, Fernando; Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo, Universidade do Algarve, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Campus da Penha, Faro cv logo 3

Data: 2012

Origem: Tourism & Management Studies

Assunto(s): ; Econometrics Models; Electronic Tourism Distribution; Macro Panel Data; Tourism Demand; Tourism Information Systems; ; Dados em Macro Painel; Distribuição Electrónica em Turismo, Modelos Econométricos, Procura Turística; Sistemas de Informação Turísticos


Descrição
A procura turística efectuada através da Internet, reveste-se de uma importância cada vez maior em consequência do crescimento acentuado do número de reservas online observado nos últimos anos, originando inclusive, o surgimento de um novo tipo de viajante: o turista mais experiente, sofisticado e sábio, o qual procura valores excepcionais nas suas viagens. A análise da procura turística actual não pode negligenciar as características do turismo electrónico, uma vez que o volume de compras de produtos turísticos efectuado através da Internet é cada vez mais acentuado.   Neste contexto, os modelos de dados em painel apresentam-se como abordagem indicada para a análise da procura turística. Devido às suas características, que permitem a utilização de dados de séries temporais e seccionais, estes modelos possibilitam a inclusão de variáveis sociais e de variáveis observadas ao longo de um período de tempo.Os resultados da modelação e da estimação da procura turística, através dos dados em painel de grandes dimensões, permitem concluir que o ambiente tecnológico que envolve a actividade turística tem incentivado o aumento da procura turística e que pode ser um dos factores que a determinam na conjuntura que caracteriza a sociedade actual. Tourist demand resulting from the Internet is of increasing importance as a result of the increasing number of online bookings observed in recent years, leading to the appearance of a new type of traveller: a more experienced, sophisticated and wise tourist, who seeks exceptional values on his travels. The analysis of current tourism demand cannot neglect the characteristics of electronic tourism, since the volume of tourism products purchases made via the Internet is becoming more pronounced.In this context, panel data models are a suitable approach for the analysis of tourism demand. Due to their characteristics, which allow the use of time series and cross sectional data, these models enable the use of social variables and observed variables over a period of time.The results reached allow us to conclude that the technological environment that surrounds tourism activity has encouraged the growth of tourism demand and can be one of the factors that determine it in an economic conjuncture that characterizes the current society.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
Editor(es) ;
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia