Detalhes do Documento

Contributos para o aprofundamento do conceito de literacia: utilização de tecno...

Autor(es): Damásio, Manuel José Carvalho de Almeida cv logo 1

Data: 2012

Origem: Comunicação e Sociedade

Assunto(s): Literacia; educação; tecnologia; aprendizagem; ensino


Descrição
O presente artigo apresenta uma proposta teórica de expansão do conceito de literacia tendo como base a noção de serviços educativos em ambiente digital. Tradicionalmente entendida como a capacidade de ler e escrever uma mensagem numa língua específica, o conceito de literacia tem sido alvo de várias interpretações e expansões do seu valor, nomeadamente no que se refere às suas formulações no campo do discurso dos media. A emergência de ambientes digitais de mediatização da experiência educativa, que são em muitos casos replicados pelos ambientes colaborativos típicos das experiências contemporâneas de uso dos media on-line, convoca novas possibilidades de expansão do conceito de literacia por forma a que este englobe não só a natureza da mediatização dessas experiências, mas também a própria estrutura de relacionamento com as tecnologias que lhes está subjacente. O presente enquadramento teórico situa-se num trabalho mais amplo sobre as formas de uso e consumo dos media em ambientes digitais.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia