Detalhes do Documento

Análise do rendimento em jogos desportivos colectivos: investigação aplicada ...

Autor(es): Costa, Nuno Joaquim Almeida Silva cv logo 1

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/15331

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Futebol; Jogos desportivos colectivos; Rendimento desportivo


Descrição
O presente estudo pretende conhecer mais profundamente a forma como decorre um jogo de futebol do escalão de iniciados. Dado que as investigações no âmbito da análise de jogo nos escalões mais jovens são escassas, propusemo-nos a este objectivo, o de um melhor conhecimento daquilo que se passa no jogo deste escalão. Assim escolhemos algumas das acções que se passam no jogo de futebol e observamos quantas vezes estas ocorrem. Analisamos em que zonas se iniciam mais vezes os ataques e a forma como se recuperam as posses de bola. Observamos também a forma como se desenvolvem mais vezes os ataques, se em ataque organizado ou em contra-ataque e a forma como mais vezes estes terminam. Analisamos da mesma forma o número de acções de bola parada, as zonas de onde os remates são mais vezes executados e se estes normalmente provêm de acções de bola parada ou de bola corrida. Para terminar foram analisadas também o número de posses de bola por jogo de cada equipa. Depois de analisados todos os jogos e somadas todas as acções, inserimos os totais de cada equipa em cada jogo no programa estatístico SPSS. Para completar um primeiro objectivo deste estudo, analisamos as médias de cada acção realizadas por cada equipa num jogo. Desta forma, conseguimos conhecer mais profundamente o jogo deste escalão, cumprindo o primeiro objectivo deste estudo. Depois da primeira análise em que inserimos todas equipas, efectuamos uma segunda, em que dividimos todas as equipas em dois grupos. Dado que em todos os jogos existiu um vencedor, um grupo foi constituído pelas equipas vencidas e outro pelas equipas vencedoras. Nesta última análise tentamos cumprir outro dos objectivos deste estudo que seria o de maximizar o jogo. O treinador deste escalão sabendo quais as acções mais ou menos praticadas pelas equipas vencedoras, pode estruturar os conteúdos de treino baseando-se naquilo que deve a equipa realizar em jogo. Assim analisamos quais as acções coincidentes efectuadas mais ou menos vezes pelas equipas vencedoras e vencidas observando o se grau de significância no Teste t-student. Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Tipo de Documento Dissertação de Licenciatura
Idioma Português
Orientador(es) Silva, Manuel João Coelho e; Figueiredo, António José Barata
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia