Document details

A indústria de moldes : tendências estratégicas no domínio da internacionalização

Author(s): Brás, Gonçalo Nuno Rodrigues. cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/15194

Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Subject(s): Competitividade; Formas de presença; Internacionalização; Mercados externos


Description
O presente trabalho visa contribuir para a detecção de tendências prevalecentes na indústria de moldes na abordagem aos mercados externos. Neste contexto, tendo como base o referencial teórico sobre internacionalização, foram inquiridas, através de inquérito por questionário, empresas de moldes afectas à CAE 25734 no sentido de concluir quais as oportunidades e barreiras perceptíveis pelas empresas aquando do processo de internacionalização. Também as formas de presença adoptadas no mercado externo, o tempo que medeia o início de actividade e o despoletar do processo de internacionalização e a similitude da abordagem da indústria de moldes ao mercado externo face às correntes teóricas vigentes, são objecto de análise neste estudo. A análise de dados foi efectuada através do estabelecimento da relação/associação entre variáveis com recurso à estatística descritiva. Os resultados expressam a importância da exportação directa enquanto opção prioritária na abordagem ao mercado externo, a prevalência da importância percebida das barreiras extrínsecas em detrimento das barreiras intrínsecas à empresa e a identificação da necessidade de crescimento empresarial enquanto estímulo principal ao processo de internacionalização das empresas da indústria de moldes. Paralelamente, em face da interpretação dos dados primários e secundários, existem alguns indícios de que a abordagem das empresas da indústria de moldes ao mercado externo se aproxima mais de algumas correntes teóricas (nova teoria do comércio internacional e Born Globals) que de outras correntes (teoria dos estádios, teoria do IDE). Relatório de estágio no âmbito do mestrado em Economia (Economia Europeia) apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Abrunhosa, Ana Maria Pereira
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU