Autor(es):
Nazaré, Bárbara
; Moreira, Helena
; Canavarro, Maria Cristina
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/14292
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Imagem corporal
Descrição
A definição de imagem corporal proposta por Cash (2002b) salienta a multidimensionalidade do conceito,
englobando elementos perceptivos e atitudinais. A dimensão atitudinal inclui a avaliação e
satisfação com o corpo, assim como as crenças que os indivíduos têm relativamente à aparência. Esta
componente cognitiva relaciona-se com o investimento que as pessoas fazem na aparência, ou seja, com
a importância cognitiva, comportamental e emocional que atribuem à imagem corporal. No presente
trabalho, foram efectuados os estudos psicométricos do Inventário de Esquemas sobre a Aparência –
Revisto – The Appearance Schemas Inventory – Revised [ASI-R] (Cash, Melnyk, & Hrabosky, 2004), que
pretende avaliar as duas facetas do investimento esquemático na aparência: saliência auto-avaliativa e
saliência motivacional. Uma amostra de 226 adultos respondeu à versão portuguesa da escala, tendo
sido realizada uma análise factorial confirmatória cujos índices de ajustamento apoiam a estrutura
original do questionário. Os restantes índices de fidelidade e validade também se revelaram adequados,
indicando que a versão portuguesa permite avaliar eficazmente as crenças pessoais sobre a aparência.
Verificaram-se diferenças de género significativas em ambas as facetas, bem como na pontuação global
do questionário, tendo o sexo feminino apresentado valores superiores em todas as dimensões.