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Educação inclusiva e formação de formadores

Autor(es): Oliveira, Telma Andreia Santos cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/12154

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Educação inclusiva; Formação de professores


Descrição
Em Portugal, é ao Ensino Superior que compete a formação inicial dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cabendo-lhe a responsabilidade de garantir uma preparação sólida e abrangente destes agentes educativos, de modo a poderem responder, com qualidade, às opções e necessidades da sociedade. Entre as opções e necessidades da sociedade actual encontra-se a educação de crianças com Necessidades Educativas Especiais. Neste trabalho apresentamos parte desta realidade concreta, procurando perceber a sua concretização nos planos de formação das Escolas Superiores de Educação públicas e o modo como é encarada pelos professores, tendo em conta a sua acção pedagógica. Em termos estruturais, trata-se de um trabalho de carácter teórico-empírico composto por quatro capítulos. No primeiro procuramos contextualizar a temática, focando a nossa atenção na evolução das filosofias e políticas de inclusão, procurando discuti-las à luz da investigação. No segundo equacionamos as funções que os docentes são chamados a desempenhar e as competências que se requerem para tanto, analisando, de seguida, as exigências e os dilemas que a inclusão implica a este nível. Debruçámo-nos, ainda, sobre a formação dos professores para lidar com alunos com Necessidades Educativas Especiais. No terceiro, apresentamos a problemática que nos convocou para realizar a nossa investigação empírica, a qual contempla dois estudos com carácter complementar: um incidente na análise dos currículos de formação inicial de professores com o fim de identificar e caracterizar as componentes que disponibilizam no âmbito da educação inclusiva; e outro cujo intuito era conhecer a percepção de professores do 1.º Ciclo no que diz respeito à sua preparação e competência para actuarem com alunos com Necessidades Educativas Especiais. Neste capítulo traçamos os objectivos mais específicos que conduziram essa investigação, apresentamos os instrumentos a que recorremos e os procedimentos de recolha de dados. No último capítulo apresentamos e analisamos os resultados dos dois estudos, cruzando, de seguida, as suas conclusões. De entre esses resultados destacamos o facto de os professores reconhecerem pertinência às políticas de inclusão, mas reconhecerem ter uma preparação insuficiente para a operacionalizarem de forma efectiva. Tese de Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Pedagogia Universitária
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Silva, Maria Helena Lopes Damião da
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