Autor(es):
Oliveira, Telma Andreia Santos
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/12154
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Educação inclusiva; Formação de professores
Descrição
Em Portugal, é ao Ensino Superior que compete a formação inicial dos professores
do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cabendo-lhe a responsabilidade de garantir uma
preparação sólida e abrangente destes agentes educativos, de modo a poderem
responder, com qualidade, às opções e necessidades da sociedade. Entre as opções
e necessidades da sociedade actual encontra-se a educação de crianças com
Necessidades Educativas Especiais.
Neste trabalho apresentamos parte desta realidade concreta, procurando perceber a
sua concretização nos planos de formação das Escolas Superiores de Educação
públicas e o modo como é encarada pelos professores, tendo em conta a sua acção
pedagógica.
Em termos estruturais, trata-se de um trabalho de carácter teórico-empírico
composto por quatro capítulos. No primeiro procuramos contextualizar a temática,
focando a nossa atenção na evolução das filosofias e políticas de inclusão,
procurando discuti-las à luz da investigação. No segundo equacionamos as funções
que os docentes são chamados a desempenhar e as competências que se requerem
para tanto, analisando, de seguida, as exigências e os dilemas que a inclusão
implica a este nível. Debruçámo-nos, ainda, sobre a formação dos professores para
lidar com alunos com Necessidades Educativas Especiais. No terceiro,
apresentamos a problemática que nos convocou para realizar a nossa investigação
empírica, a qual contempla dois estudos com carácter complementar: um incidente
na análise dos currículos de formação inicial de professores com o fim de
identificar e caracterizar as componentes que disponibilizam no âmbito da
educação inclusiva; e outro cujo intuito era conhecer a percepção de professores do
1.º Ciclo no que diz respeito à sua preparação e competência para actuarem com
alunos com Necessidades Educativas Especiais. Neste capítulo traçamos os
objectivos mais específicos que conduziram essa investigação, apresentamos os
instrumentos a que recorremos e os procedimentos de recolha de dados. No último
capítulo apresentamos e analisamos os resultados dos dois estudos, cruzando, de
seguida, as suas conclusões. De entre esses resultados destacamos o facto de os
professores reconhecerem pertinência às políticas de inclusão, mas reconhecerem
ter uma preparação insuficiente para a operacionalizarem de forma efectiva. Tese de Mestrado em Ciências da
Educação, na área de especialização em Pedagogia
Universitária