Autor(es):
Alfaiate, Cláudia Isabel dos Santos
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/12153
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Hiperactividade; Défice de atenção; Avalição neuropsicológica; Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra
Descrição
Com o objectivo de examinar o impacto que a Perturbação de Hiperactividade com Défice
de Atenção (PHDA) tem a nível do funcionamento neuropsicológico e, ao mesmo tempo, validar
os resultados da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC), neste grupo
clínico, comparou-se o desempenho de 30 crianças de uma amostra de crianças diagnosticadas
com PHDA – subtipo Combinado (PHDA-C) com um grupo de controlo equivalente,
considerando as variáveis idade, género, área geográfica e escolaridade da mãe e do pai. Embora
apresente resultados médios no exame da inteligência (WISC-III, MPCR), o grupo PHDA-C
manifesta desempenhos em funções neurocognitivas específicas que sinalizam a presença de
défices significativos em tarefas dos diversos domínios avaliados pela BANC: memória, funções
executivas, atenção e linguagem. As diferenças mais significativas foram encontradas nas
medidas de memória visuo-espacial a curto e longo prazo, planificação, atenção sustentada,
atenção dividida e nomeação rápida, com magnitudes de efeito (Cohen`s d) moderadas a
elevadas. Não foram encontradas, nesta amostra, diferenças estatisticamente significativas que
suportem uma associação entre PHDA-C e défices ao nível da atenção selectiva e fluência
verbal.
Os resultados obtidos evidenciam a utilidade clínica e o poder discriminativo da Bateria de
Avaliação Neuropsicológica de Coimbra, na avaliação de crianças com PHDA-C. Tese de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia
do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da
Educação da Universidade de Coimbra.