Author(s):
Poças, Ricardo Miguel Duarte
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/12006
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Subject(s): Atitudes dos professores; Populações especiais; Escola inclusiva; Actividade física adaptada; Professor de educação física
Description
O objectivo deste estudo foi avaliar as atitudes dos estudantes da Licenciatura de
Ciências do Desporto da FCDEF – UC face à inclusão de alunos com deficiência no
ensino regular e comparar os resultados com as conclusões de estudos semelhantes. É
um estudo exploratório, constituindo-se, por isso, uma investigação pioneira em
Portugal. Como instrumento de recolha de dados foi utilizado o questionário PEATID
III – Physical Educators’ Attitude Toward Teaching Individuals with disabilities III
(Folson-Meek & Rizzo, 1993).
Fizeram parte da amostra 226 estudantes que responderam ao questionário,
representados por indivíduos de ambos os sexos (150 do sexo masculino e 76 do sexo
feminino), com idades compreendidas entre os 18 e 42 anos, do 1º ao 3º ano do Curso
de Ciências do Desporto, cumprindo o ano lectivo de 2008/09. Dos indivíduos que
constituem a amostra, 40 já tiveram experiência com alunos com deficiência e 186
indivíduos nunca tiveram qualquer tipo de contacto. Os dados obtidos permitiram-nos
concluir que os participantes apresentaram uma atitude positiva face à inclusão de
alunos com deficiência. Contudo, os resultados revelaram que as atitudes face DM, DV,
DA, DI não variam em função do género, da formação, da experiência no ensino de
alunos com deficiência, da existência de familiares ou conhecidos com deficiência, do
ano de frequência do curso e da competência percebida. Sugere-se que poderá ser
indispensável um esforço formativo com a intenção de proporcionar experiência no
contacto com estes alunos, de forma a criar uma atitude mais auspiciosa por parte dos
futuros professores face ao processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas
regulares de Educação Física. Este esforço permitirá que os futuros professores se
sintam motivados, podendo contribuir para alcançar o que preconiza a política de
inclusão escolar e garantir as condições básicas de permanência dos alunos com
deficiência nas turmas regulares. Disponível em suporte de papel na Biblioteca da FCDEF-UC
Document Type
Bachelor Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Ferreira, José Pedro Leitão; Campos, Maria João