Document details

Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo d...

Author(s): Alves, Alexandra Maria Vilela cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/11358

Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Subject(s): Ensino da Física - estágio pedagógico; Ensino da química - estágio pedagógico; Formação de professores


Description
O estágio pedagógico é um dos mais importantes elementos da formação de professores, uma vez que é através dele que o professor estagiário tem o primeiro contacto com a prática pedagógica. O estágio pedagógico emerge como um momento indispensável no processo de transição de aluno para professor, desenvolvendo factores essenciais na formação e no desenvolvimento do futuro professor, nomeadamente o contacto com a comunidade escolar. Os Orientadores Científicos e o Orientador Cooperante desempenham um papel muito importante na transmissão de conhecimentos para superar dificuldades, no desenvolvimento de capacidades de raciocínio e no aperfeiçoamento da acção pedagógica e científica do professor estagiário. O estágio educacional teve a duração de dois semestres lectivos. As actividades realizadas ao longo do ano de estágio – preparação e concretização de aulas, reflexão sobre a prática lectiva, planificação e concretização de actividades extracurriculares e realização de trabalhos académicos - originaram um trabalho conjunto e uma partilha de responsabilidades que foram assumidas pelo núcleo de estágio. O núcleo de estágio é constituído por duas estagiárias da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que exerceram prática pedagógica supervisionada na turma da Orientadora Cooperante na Escola Secundária de Jaime Cortesão. Leccionaram, durante o ano lectivo, vinte e três aulas na disciplina de Física e Química A, do 10º Ano turma 2. Treze lições foram de cento e trinta e cinco minutos e dez de noventa minutos. Dessas vinte e três aulas, catorze foram utilizadas na componente de Química e nove foram para a leccionação de conteúdos da componente de Física. A Orientadora Cooperante assistiu a todas as aulas dadas por cada uma das professoras estagiárias. Na componente de Química a Orientadora Científica esteve presente em quatro aulas. Na leccionação de conteúdos de Física a Orientadora Científica assistiu a duas aulas. Na componente de Química, ambas as estagiárias leccionaram nas duas unidades temáticas – na Unidade 1: “Das estrelas ao átomo” e na Unidade 2: “Da atmosfera da Terra: radiação, matéria e estrutura”, do Programa Curricular para a disciplina de Física e Químoca A Neste Relatório, relativamente à componente de Física, descrevem-se as actividades relacionadas com a segunda sub-unidade – “A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas” da Unidade 1 – “Do Sol ao aquecimento”. Durante essa sub-unidade desenvolveram-se os conteúdos previstos de forma cuidada, de modo a favorecer o processo de ensino – aprendizagem dos alunos. Nas duas componentes – Química e Física - da disciplina de Física e Química A, analisa-se e comenta-se a contextualização programática, as unidades temáticas, as aulas leccionadas e as actividades realizadas na Escola. O futuro professor deve ter presente a elevada responsabilidade que esta profissão representa e o dever de a exercer com o maior cuidado, empenho, dedicação e competência. Esta profissão exige uma constante actualização de conhecimentos, contribuindo para uma melhor qualidade na formação dos discentes.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Almeida, Maria José B. Marques de; Azenha, Maria Emília Dias Gonçalves; Coelho, Maria Manuela
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU