Author(s):
Alves, Alexandra Maria Vilela
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/11358
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Subject(s): Ensino da Física - estágio pedagógico; Ensino da química - estágio pedagógico; Formação de professores
Description
O estágio pedagógico é um dos mais importantes elementos da formação de
professores, uma vez que é através dele que o professor estagiário tem o primeiro contacto
com a prática pedagógica. O estágio pedagógico emerge como um momento indispensável
no processo de transição de aluno para professor, desenvolvendo factores essenciais na
formação e no desenvolvimento do futuro professor, nomeadamente o contacto com a comunidade escolar.
Os Orientadores Científicos e o Orientador Cooperante desempenham um papel
muito importante na transmissão de conhecimentos para superar dificuldades, no
desenvolvimento de capacidades de raciocínio e no aperfeiçoamento da acção pedagógica e
científica do professor estagiário.
O estágio educacional teve a duração de dois semestres lectivos. As actividades
realizadas ao longo do ano de estágio – preparação e concretização de aulas, reflexão sobre
a prática lectiva, planificação e concretização de actividades extracurriculares e realização
de trabalhos académicos - originaram um trabalho conjunto e uma partilha de responsabilidades que foram assumidas pelo núcleo de estágio.
O núcleo de estágio é constituído por duas estagiárias da Faculdade de Ciências e
Tecnologia da Universidade de Coimbra, que exerceram prática pedagógica supervisionada
na turma da Orientadora Cooperante na Escola Secundária de Jaime Cortesão.
Leccionaram, durante o ano lectivo, vinte e três aulas na disciplina de Física e Química A,
do 10º Ano turma 2. Treze lições foram de cento e trinta e cinco minutos e dez de noventa
minutos. Dessas vinte e três aulas, catorze foram utilizadas na componente de Química e
nove foram para a leccionação de conteúdos da componente de Física. A Orientadora
Cooperante assistiu a todas as aulas dadas por cada uma das professoras estagiárias. Na
componente de Química a Orientadora Científica esteve presente em quatro aulas. Na
leccionação de conteúdos de Física a Orientadora Científica assistiu a duas aulas.
Na componente de Química, ambas as estagiárias leccionaram nas duas unidades
temáticas – na Unidade 1: “Das estrelas ao átomo” e na Unidade 2: “Da atmosfera da
Terra: radiação, matéria e estrutura”, do Programa Curricular para a disciplina de Física e Químoca A Neste Relatório, relativamente à componente de Física, descrevem-se as actividades
relacionadas com a segunda sub-unidade – “A energia no aquecimento/arrefecimento de
sistemas” da Unidade 1 – “Do Sol ao aquecimento”. Durante essa sub-unidade
desenvolveram-se os conteúdos previstos de forma cuidada, de modo a favorecer o
processo de ensino – aprendizagem dos alunos.
Nas duas componentes – Química e Física - da disciplina de Física e Química A,
analisa-se e comenta-se a contextualização programática, as unidades temáticas, as aulas
leccionadas e as actividades realizadas na Escola.
O futuro professor deve ter presente a elevada responsabilidade que esta profissão
representa e o dever de a exercer com o maior cuidado, empenho, dedicação e competência.
Esta profissão exige uma constante actualização de conhecimentos, contribuindo para uma
melhor qualidade na formação dos discentes.
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Almeida, Maria José B. Marques de; Azenha, Maria Emília Dias Gonçalves; Coelho, Maria Manuela