Autor(es):
Alves, Alexandra Maria Vilela
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/11358
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Ensino da Física - estágio pedagógico; Ensino da química - estágio pedagógico; Formação de professores
Descrição
O estágio pedagógico é um dos mais importantes elementos da formação de
professores, uma vez que é através dele que o professor estagiário tem o primeiro contacto
com a prática pedagógica. O estágio pedagógico emerge como um momento indispensável
no processo de transição de aluno para professor, desenvolvendo factores essenciais na
formação e no desenvolvimento do futuro professor, nomeadamente o contacto com a comunidade escolar.
Os Orientadores Científicos e o Orientador Cooperante desempenham um papel
muito importante na transmissão de conhecimentos para superar dificuldades, no
desenvolvimento de capacidades de raciocínio e no aperfeiçoamento da acção pedagógica e
científica do professor estagiário.
O estágio educacional teve a duração de dois semestres lectivos. As actividades
realizadas ao longo do ano de estágio – preparação e concretização de aulas, reflexão sobre
a prática lectiva, planificação e concretização de actividades extracurriculares e realização
de trabalhos académicos - originaram um trabalho conjunto e uma partilha de responsabilidades que foram assumidas pelo núcleo de estágio.
O núcleo de estágio é constituído por duas estagiárias da Faculdade de Ciências e
Tecnologia da Universidade de Coimbra, que exerceram prática pedagógica supervisionada
na turma da Orientadora Cooperante na Escola Secundária de Jaime Cortesão.
Leccionaram, durante o ano lectivo, vinte e três aulas na disciplina de Física e Química A,
do 10º Ano turma 2. Treze lições foram de cento e trinta e cinco minutos e dez de noventa
minutos. Dessas vinte e três aulas, catorze foram utilizadas na componente de Química e
nove foram para a leccionação de conteúdos da componente de Física. A Orientadora
Cooperante assistiu a todas as aulas dadas por cada uma das professoras estagiárias. Na
componente de Química a Orientadora Científica esteve presente em quatro aulas. Na
leccionação de conteúdos de Física a Orientadora Científica assistiu a duas aulas.
Na componente de Química, ambas as estagiárias leccionaram nas duas unidades
temáticas – na Unidade 1: “Das estrelas ao átomo” e na Unidade 2: “Da atmosfera da
Terra: radiação, matéria e estrutura”, do Programa Curricular para a disciplina de Física e Químoca A Neste Relatório, relativamente à componente de Física, descrevem-se as actividades
relacionadas com a segunda sub-unidade – “A energia no aquecimento/arrefecimento de
sistemas” da Unidade 1 – “Do Sol ao aquecimento”. Durante essa sub-unidade
desenvolveram-se os conteúdos previstos de forma cuidada, de modo a favorecer o
processo de ensino – aprendizagem dos alunos.
Nas duas componentes – Química e Física - da disciplina de Física e Química A,
analisa-se e comenta-se a contextualização programática, as unidades temáticas, as aulas
leccionadas e as actividades realizadas na Escola.
O futuro professor deve ter presente a elevada responsabilidade que esta profissão
representa e o dever de a exercer com o maior cuidado, empenho, dedicação e competência.
Esta profissão exige uma constante actualização de conhecimentos, contribuindo para uma
melhor qualidade na formação dos discentes.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Almeida, Maria José B. Marques de; Azenha, Maria Emília Dias Gonçalves; Coelho, Maria Manuela