Document details

O Turismo, o Turista e a (Pós)Modernidade

Author(s): Fortuna, Carlos cv logo 1 ; Ferreira, Claudino cv logo 2

Date: 1996

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/10979

Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra


Description
O turismo é um fenómeno que tem atraído um notável esforço de análise sociológica nos últimos anos. Recorrendo a um conjunto de contributos recentes da sociologia, em geral, e das sociologias da cultura, do lazer e do turismo, em particular, a comunicação comenta algumas das orientações que se têm revelado heuristicamente mais valiosas para a análise do fenómeno turístico. Procura-se, sobretudo, delinear os principais factores que ajudam à compreensão das práticas e das experiências turísticas no contexto das transformações sócioculturais que atravessam as sociedades contemporâneas, situando a discussão no âmbito dos actuais debates em torno da modernidade e da pós-modernidade. Assim, propõe-se uma abordagem do turismo à luz dos seguintes aspectos: as transformações recentes do capitalismo e os processos de des-diferenciação sócio-cultural; a crescente hegemonia da cultura visual e do consumo; as dimensões simbólica e identitária das experiências turísticas.
Document Type Research paper
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU