Author(s):
Matos, Rui
; Amaro, Nuno
; Dias, Pedro
; Morouço, Pedro
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/966
Origin: IC-online
Subject(s): Constrangimentos; Performance; Habilidade motora; Largar e pontapear sem ressalto prévio; Mudança comportamental
Description
Segundo uma perspetiva mais ecológica do desenvolvimento, os constrangimentos, entendidos
como fatores com o potencial para influenciar mudanças comportamentais, formatam ou guiam
a auto-organização de sistemas mais ou menos complexos, sejam eles um cardume de peixes
deslocando-se em formação ordenada ou uma criança lidando com uma nova tarefa motora. O
modelo de Newell (1986), na linha do modelo bioecológico de Bronfenbrenner, compreende
elementos do indivíduo, do ambiente e da tarefa, defendendo este que as modificações no
controlo motor derivam da interação destes fatores (Gabbard, 2008). Com o presente estudo,
pretendemos verificar o efeito da manipulação de constrangimentos da tarefa na performance
de um lançamento em precisão. Escolhemos, para o efeito, a habilidade motora largar e
pontapear sem prévio ressalto, tendo como amostra um grupo de crianças de 6 anos de idade
e um outro grupo de 9 anos de idade. O constrangimento manipulado reporta-se à forma de
apresentação do alvo, horizontal (desenhado no solo) e vertical (desenhado na parede).
Uma vez que o estudo ainda não foi implementado, não temos, para já, dados para apresentar.
Contudo, queremos ver de que forma crianças mais novas e mais velhas lidam com o referido
constrangimento, nomeadamente verificando a ocorrência de correlação entre os resultados
obtidos em ambas as condições, em cada idade indicada, para além do seu valor em absoluto.