Document details

Influência dos constrangimentos do alvo (apresentação vertical/horizontal) na p...

Author(s): Matos, Rui cv logo 1 ; Amaro, Nuno cv logo 2 ; Dias, Pedro cv logo 3 ; Morouço, Pedro cv logo 4

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/966

Origin: IC-online

Subject(s): Constrangimentos; Performance; Habilidade motora; Largar e pontapear sem ressalto prévio; Mudança comportamental


Description
Segundo uma perspetiva mais ecológica do desenvolvimento, os constrangimentos, entendidos como fatores com o potencial para influenciar mudanças comportamentais, formatam ou guiam a auto-organização de sistemas mais ou menos complexos, sejam eles um cardume de peixes deslocando-se em formação ordenada ou uma criança lidando com uma nova tarefa motora. O modelo de Newell (1986), na linha do modelo bioecológico de Bronfenbrenner, compreende elementos do indivíduo, do ambiente e da tarefa, defendendo este que as modificações no controlo motor derivam da interação destes fatores (Gabbard, 2008). Com o presente estudo, pretendemos verificar o efeito da manipulação de constrangimentos da tarefa na performance de um lançamento em precisão. Escolhemos, para o efeito, a habilidade motora largar e pontapear sem prévio ressalto, tendo como amostra um grupo de crianças de 6 anos de idade e um outro grupo de 9 anos de idade. O constrangimento manipulado reporta-se à forma de apresentação do alvo, horizontal (desenhado no solo) e vertical (desenhado na parede). Uma vez que o estudo ainda não foi implementado, não temos, para já, dados para apresentar. Contudo, queremos ver de que forma crianças mais novas e mais velhas lidam com o referido constrangimento, nomeadamente verificando a ocorrência de correlação entre os resultados obtidos em ambas as condições, em cada idade indicada, para além do seu valor em absoluto.
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU