Autor(es):
Vieira, Iolanda Saraiva
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.8/722
Origem: IC-online
Assunto(s): Educação estatística; Literacia; Pensamento e raciocínio estatísticos; Organização e tratamento de dados; Dificuldades; Estratégias
Descrição
Relatório de Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Atualmente a literacia estatística é considerada essencial para exercer uma cidadania crítica, informada e participativa (NCTM, 1991), o que conduziu a Estatística, no Programa de Matemática do Ensino Básico (PMEB) (ME, 2007) com a designação de Organização e Tratamento de Dados (OTD), a um lugar de relevo na Educação Matemática. Face a esta situação e no âmbito da didática da Matemática, pretendeu-se analisar o pensamento estatístico dos alunos, de uma turma do 5º ano de escolaridade. Seguindo uma metodologia qualitativa de cariz interpretativo, com recurso a dois estudos de caso, procuraram-se identificar estratégias e dificuldades, evidenciadas pelos alunos, na realização das tarefas da cadeia proposta, no âmbito do tema da OTD, tendo como referência os níveis de literacia estatística propostos por Gal (2002).
Constatou-se que os alunos recorreram sobretudo a estratégias características da estatística, com um à-vontade progressivamente maior, que lhes permitiram formular questões, planear e concretizar as principais etapas subjacentes às investigações estatísticas. Em diversas ocasiões, socorreram-se de estratégias transversais a outros temas matemáticos.
Verificaram-se dificuldades nos três níveis de literacia de Gal (2002): interpretação, crítica e produção. Os resultados sugerem que os principais problemas possam ter origem em cinco tipos de dificuldades: (1) nos procedimentos matemáticos básicos, (2) na interpretação das questões, (3) na falta de conhecimentos específicos de determinados contextos do quotidiano, (4) em procedimentos, conceitos e ideias da estatística e na (5) comunicação de ideias. Ainda que as dificuldades do tipo (1), (2) e (3) não estejam relacionadas com as ideias e os procedimentos estatísticos e as do tipo (5) tenham um caráter transversal, comprometeram o desempenho dos alunos no domínio da OTD.
Há, no entanto, a referir que o trabalho desenvolvido proporcionou a aquisição e consolidação de diversos conhecimentos, quer da estatística, quer de outros temas matemáticos, que puderam contribuir para o desenvolvimento da competência matemática e da literacia estatística dos alunos, nos níveis definidos por Gal (2002).