Document details

Desenvolvimento turístico de Constância : novas práticas

Author(s): Nascimento, Nelson cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/720

Origin: IC-online

Subject(s): Constância; Turismo; Marketing; Promoção; Comunicação; Tourism; Promotion; Communication


Description
Dissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria Este relatório enquadra-se no 3º e 4º semestre do Mestrado em Marketing e Promoção Turística, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche pertencente ao Instituto Politécnico de Leiria. O estágio curricular propõe, como o título indica, a realização e implementação de novas práticas a nível turístico e promocional que se considerem pertinentes de modo a aumentar a qualidade do trabalho prestado. Nas localidades de menor dimensão, é natural que as práticas de Turismo e/ou Marketing não sejam as mais corretas e pode dar-se o caso de não existir preocupação nestas duas áreas, que se pode dever à falta de pessoal especializado, tanto devido às dimensões dos concelhos como à quantidade de pessoal efetivo. A escolha do local, a vila de Constância, tem precisamente a ver com estas lacunas existentes. Esta localidade tem um grande potencial turístico relacionado com a beleza paisagística, cultura e desportos radicais, no entanto, a nível do Marketing, a aposta é mínima e muito mais poderia ser feito de modo a atrair mais pessoas e fidelizar quem já conhece a vila. O Turismo é uma alavanca fundamental pois gera receitas vindas dos visitantes para depois as canalizar em investimentos de forma a atrair ainda mais visitantes, gerando-se, assim, um ciclo vicioso. Tendo isto em conta, as preocupações com o Turismo nunca são excessivas. O intuito do Estágio é a aplicação de diversas iniciativas/práticas de Marketing turístico, Promoção e Gestão Cultural e conhecimentos adquiridos de forma a garantir a satisfação do visitante, conseguir captar um maior mercado e dinamizar a vila. Por sua vez, a escolha do tema está relacionada com a necessidade que a vila tem em explorar mais o Turismo para criar riqueza, e uma das estratégias adotáveis é passar a existir uma preocupação maior com o Marketing e as suas potencialidades. Para o cumprimento dos objetivos, o foco maior foi proceder diariamente a pesquisas e leituras sobre o tema do Marketing e da cultura, conseguir fazer uma ponte com a vila e o seu Património, e equacionar como seria possível captar mais visitantes e provocar o seu retorno. Outro método usado foi o brainstorming, ou seja, uma reflexão profunda, demorada e refletida de forma conseguir um conjunto de ideias pertinentes a aplicar que seriam posteriormente desenvolvidas, adaptadas e propostas à Vereadora da Câmara Municipal. Uma das maiores dificuldades foi aliar o trabalho do dia-a-dia com o trabalho de Mestrado e manter o foco nos objetivos a cumprir. De forma geral, o Estágio proporcionou-me diversos ganhos pessoais e profissionais, possibilitados pela ótima integração no grupo de trabalho que, por sua vez, reconheceu e valorizou constantemente o meu trabalho e empenho. Com este estágio foi possível concluir que a vila apresenta diversos problemas como, entre outros, a falta de funcionários com formação a nível do Turismo, o que implica poucas iniciativas válidas para a vila e erros que colocam em risco o crescimento turístico, a reduzida atividade do Posto de Turismo, visto que poderia ser o local da criação de diversos projetos, e a falta de esforços aplicados ao Turismo. Foram aplicadas várias iniciativas pertinentes relacionadas com o Turismo e promoção e, por isso, o desafio inicial foi cumprido. Concretamente, o local de trabalho é o Posto de Turismo da Câmara Municipal de Constância, considerado a “cara” da vila, pois é onde se dirigem tanto os visitantes como os habitantes da vila quando procuram informações. O Posto de Turismo é também responsável pela realização de visitas guiadas a grupos, maioritariamente escolas e seniores, e faz a ligação entre os serviços do Parque de Campismo e da Câmara a nível administrativo. A vila registou 32 000 visitantes em 2010 e 36 000 em 2011. O Estágio teve a duração de 1640 horas que consiste em aproximadamente 49 semanas de trabalho.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU