Autor(es):
Nascimento, Nelson
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.8/720
Origem: IC-online
Assunto(s): Constância; Turismo; Marketing; Promoção; Comunicação; Tourism; Promotion; Communication
Descrição
Dissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria Este relatório enquadra-se no 3º e 4º semestre do Mestrado em Marketing e
Promoção Turística, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche
pertencente ao Instituto Politécnico de Leiria. O estágio curricular propõe, como o título
indica, a realização e implementação de novas práticas a nível turístico e promocional
que se considerem pertinentes de modo a aumentar a qualidade do trabalho prestado.
Nas localidades de menor dimensão, é natural que as práticas de Turismo e/ou
Marketing não sejam as mais corretas e pode dar-se o caso de não existir preocupação
nestas duas áreas, que se pode dever à falta de pessoal especializado, tanto devido às
dimensões dos concelhos como à quantidade de pessoal efetivo. A escolha do local, a
vila de Constância, tem precisamente a ver com estas lacunas existentes. Esta localidade
tem um grande potencial turístico relacionado com a beleza paisagística, cultura e
desportos radicais, no entanto, a nível do Marketing, a aposta é mínima e muito mais
poderia ser feito de modo a atrair mais pessoas e fidelizar quem já conhece a vila. O
Turismo é uma alavanca fundamental pois gera receitas vindas dos visitantes para depois
as canalizar em investimentos de forma a atrair ainda mais visitantes, gerando-se, assim,
um ciclo vicioso. Tendo isto em conta, as preocupações com o Turismo nunca são
excessivas. O intuito do Estágio é a aplicação de diversas iniciativas/práticas de
Marketing turístico, Promoção e Gestão Cultural e conhecimentos adquiridos de forma a
garantir a satisfação do visitante, conseguir captar um maior mercado e dinamizar a vila.
Por sua vez, a escolha do tema está relacionada com a necessidade que a vila tem em
explorar mais o Turismo para criar riqueza, e uma das estratégias adotáveis é passar a
existir uma preocupação maior com o Marketing e as suas potencialidades. Para o
cumprimento dos objetivos, o foco maior foi proceder diariamente a pesquisas e leituras
sobre o tema do Marketing e da cultura, conseguir fazer uma ponte com a vila e o seu
Património, e equacionar como seria possível captar mais visitantes e provocar o seu
retorno. Outro método usado foi o brainstorming, ou seja, uma reflexão profunda,
demorada e refletida de forma conseguir um conjunto de ideias pertinentes a aplicar que
seriam posteriormente desenvolvidas, adaptadas e propostas à Vereadora da Câmara
Municipal. Uma das maiores dificuldades foi aliar o trabalho do dia-a-dia com o trabalho
de Mestrado e manter o foco nos objetivos a cumprir. De forma geral, o Estágio
proporcionou-me diversos ganhos pessoais e profissionais, possibilitados pela ótima
integração no grupo de trabalho que, por sua vez, reconheceu e valorizou
constantemente o meu trabalho e empenho. Com este estágio foi possível concluir que a vila apresenta diversos problemas
como, entre outros, a falta de funcionários com formação a nível do Turismo, o que
implica poucas iniciativas válidas para a vila e erros que colocam em risco o crescimento
turístico, a reduzida atividade do Posto de Turismo, visto que poderia ser o local da
criação de diversos projetos, e a falta de esforços aplicados ao Turismo. Foram aplicadas
várias iniciativas pertinentes relacionadas com o Turismo e promoção e, por isso, o
desafio inicial foi cumprido.
Concretamente, o local de trabalho é o Posto de Turismo da Câmara Municipal de
Constância, considerado a “cara” da vila, pois é onde se dirigem tanto os visitantes como
os habitantes da vila quando procuram informações. O Posto de Turismo é também
responsável pela realização de visitas guiadas a grupos, maioritariamente escolas e
seniores, e faz a ligação entre os serviços do Parque de Campismo e da Câmara a nível
administrativo. A vila registou 32 000 visitantes em 2010 e 36 000 em 2011.
O Estágio teve a duração de 1640 horas que consiste em aproximadamente 49
semanas de trabalho.