Detalhes do Documento

O relator enquanto supervisor na avaliação de desempenho docente : uma relação ...

Autor(es): Filipe, Margarida Jugundo cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.8/711

Origem: IC-online

Assunto(s): Supervisão pedagógica; Supervisor; Relator; Avaliação de desempenho


Descrição
Dissertação de Mestrado em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolar apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPL - Instituto Politécnico de Leiria. A aprovação do novo Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e o atual modelo de avaliação colocou novos desafios à supervisão pedagógica na avaliação de desempenho docente. O tão controverso modelo de avaliação de desempenho docente tem demonstrado que a prática de supervisão na avaliação do desempenho docente pode equacionar-se como uma das principais estratégias a promover nas escolas na medida em que pode traduzir-se numa, eventual, melhoria da qualidade na educação. Este estudo procura, assim, compreender as funções do relator enquanto supervisor no processo de avaliação do desempenho docente, na ótica de avaliador e avaliado e perceber, numa análise comparativa, as práticas supervisivas vivenciadas na avaliação de desempenho docente pelos inquiridos. O presente estudo poderá, assim, possibilitar uma reflexão acerca das práticas supervisivas implementadas e a delineação de eventuais pistas para posteriores estudos. O estudo foi norteado por uma abordagem qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas a seis professores, dos quais três são relatores e três avaliados, sobre as perceções e práticas do supervisor enquanto relator no processo de avaliação de desempenho docente, de modo a procurar entender o impacto da atmosfera afetivo-relacional e da formação e experiência no processo de supervisão e procurando conhecer os contributos dessa prática supervisiva no processo de desenvolvimento profissional e da reflexividade do professor avaliado.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia