Document details

A importância do património natural na escolha de um destino turístico : o caso...

Author(s): Valentim, Dolores cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/642

Origin: IC-online

Subject(s): Património natural; Turismo; Destino turístico; Promoção; Natural heritage; Tourism; Tourist destination; Promotion


Description
Dissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria Actualmente, o concelho de Peniche debate-se com uma realidade problemática, originada pela sazonalidade do Turismo Sol e Mar. O registo de maior actividade turística ocorre na época balnear. Exceptuando essa época o concelho é bastante calmo. Neste trabalho propôs-se avaliar se o património natural influencia a escolha do destino Peniche, constituindo por esse facto uma alternativa ao Turismo Sol e Mar. Além da pesquisa documental, foram convidadas a participar, entidades e pessoas ligadas ao turismo, explicando o seu ponto de vista relativamente à importância do património natural e à situação turística em que se encontra. Apesar da diversidade de recursos naturais existente no concelho de Peniche, os mesmos não são conhecidos na sua totalidade; os recursos mais evidenciados são a Reserva Natural das Berlengas, as diferentes praias e a costa rochosa que se estende ao longo da península. Contudo, a sua influência na escolha do destino Peniche já é de assinalar, através da procura de actividades associadas ao património natural, tais como o mergulho ou o surf. Refira-se que as novas gerações de turistas são muito amigas do ambiente e querem conhecer a natureza nas suas múltiplas vertentes e por isso o turista que visita Peniche na época balnear procura produtos complementares e alternativos ao sol e mar. Embora o aproveitamento turístico mereça críticas, o património natural pode vir a constituir-se como um factor de sustentabilidade do território nas suas vertentes sociais, económicas e ambientais. As estratégias de promoção associadas ao marketing e comunicação não têm sido as mais adequadas. Uma redefinição de estratégias correctamente direccionadas poderá ser uma solução para obter resultados com maiores benefícios junto dos mercados-alvo.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU