Autor(es):
Mendes, Maura
; Vieira, Ricardo
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.8/469
Origem: IC-online
Assunto(s): Imigração; (Re) construção identitária; Reflexividade; (Trans) formação; Entrevista etnobiográfica
Descrição
A presente comunicação pretende dar a conhecer parte duma investigação em
curso, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialidade em
Educação e Diversidade Cultural, que procura desocultar os processos de
(re)construção identitária de mulheres imigrantes em Portugal que procuram
tanto afirmar a sua identidade como gerir a sua mobilidade social. Quem vive
entre “dois mundos”, numa constante interacção com a alteridade, procura
(re)construir o seu novo eu entre a cultura de origem e a cultura de chegada,
descobrindo-se, muitas vezes, numa verdadeira encruzilhada reflexiva. A
problemática deste estudo situa-se, assim, no campo das identidades
compósitas, mestiças, idiossincráticas, interculturais, características de uma
pós-modernidade.
Nesta viragem de século, em que nos percebemos cidadãos do mundo (o que
tanto nos constrange como nos liberta), a construção da identidade torna-se
num permanente confronto entre nós e os outros. Neste sentido, e atendendo
ao tema em estudo, a recolha de testemunhos biográficos através de
entrevistas aprofundadas afigurou-se uma abordagem adequada e eficaz para
recolher as narrativas das mulheres imigrantes. Somente fazendo falar o
detalhe vivo do tecido das vidas destas mulheres, repletos de sentimentos e
de emoções, podemos procurar compreender as razões que as levaram a
emigrar, como decorreram os seus processos de integração/exclusão, que
transformações ocorreram nas suas vidas e em si próprias. Interessa aqui,
portanto, dar relevo ao mundo subjectivo, procurar compreender a
compreensão dos outros como forma de desocultar os significados que estes
atribuem ao seu comportamento, às suas escolhas, enquanto sujeitos
autónomos, capazes de traçar o seu próprio projecto de vida e de reflectir
sobre ele. Não partimos, pois, em busca de padrões de comportamento, ou do
comportamento per se, mas na tentativa de buscar o processo (e não apenas o
produto), aprofundando o nível de entendimento de um momento que está a
ser (re)vivido e (re)construído pela pessoa.
As entrevistas realizadas, das quais se irão salientar extractos das vozes para
ilustrar a eficácia desta metodologia etnobiográfica, conseguem mostrar
como as entrevistadas se (re)descobrem e racionalizam experiências passadas. O facto de contarem a sua vida a alguém que as questiona a partir
das suas próprias lógicas e contextos provoca-lhes uma espécie de reciclagem
pessoal, de descobertas em si, de auto-formação.