Author(s):
Serra, Bernardo
; Serra, Fernando
; Ferreira, Manuel Portugal
; Fiates, Gabriela
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/386
Origin: IC-online
Subject(s): Incubadoras; Inovação; Redes de relacionamento
Description
As incubadoras de empresas têm sido apontadas como atores importantes
para o desenvolvimento de empresas e até de regiões. As incubadoras são
criadas para facilitar o empreendedorismo, provendo condições mais
favoráveis às empresas nascentes, até que possam graduar-se. Um dos
benefícios apontados às incubadoras é a provisão de uma maior e
qualificada interação social, de onde podem emergir possíveis colaborações.
Neste artigo examinamos a importância das incubadoras como nó de rede
de relacionamento das empresas incubadas, a partir da proposta original de
Soetanto e Van Geenhuizen (2007). O argumento é que se as incubadoras
cumprem este papel de facilitar a integração em redes relacionais, o seu
desempenho será diferenciado. Trata-se de um estudo quantitativo, numa
amostra de 37 incubadoras de base tecnológica, com o uso do método de
rough set, a partir dos dados coletados no SAPI - Sistema de
Acompanhamento de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas,
fruto do Programa Nacional de Apoio a Incubadoras de Empresas e Parques
Tecnológicos (PNI). Os resultados revelam que as incubadoras localizadas
em áreas metropolitanas, tipicamente com maior acesso a recursos de
conhecimento e a recursos tangíveis, influenciam positivamente a relação
de empresas candidatas e das vagas para incubação. Também
apresentamos resultados que indicam que incubadoras que fornecem
serviços agregados além da tradicional disponibilização de infra-estrutura
atraem mais empresas candidatas. Concluímos com uma discussão alargada
e que há necessidade de melhor entender o efeito das redes relacionais
geradas durante a incubação e a efetividade da incubadora.