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A primeira infância na formação inicial de educadores

Author(s): Dias, Maria Isabel Pinto Simões cv logo 1 ; Correia, Sónia cv logo 2 ; Marcelino, Patrícia cv logo 3

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/359

Origin: IC-online


Description
Este estudo pretende dar a conhecer os aspectos do desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância valorizados por 50 estudantes do 3.º ano do Curso de Formação Inicial em Educação de Infância do Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Neste sentido, procura-se reflectir sobre a primeira infância enquanto etapa do desenvolvimento humano, identificando aspectos do desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância em contexto de creche. Este estudo recorre a um questionário sócio-demográfico para a caracterização da amostra e aos trabalhos de pesquisa sobre a primeira infância elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica II no ano lectivo 2008/2009. Actualmente, os dados recolhidos estão a ser sujeitos a uma análise de conteúdo, tendo-se já encontrado categorias respeitantes ao conceito de primeira infância, ao conceito e características de desenvolvimento e ao conceito de aprendizagem. Uma primeira leitura dos dados aponta para uma maior ênfase nas dimensões do desenvolvimento humano em detrimento dos conceitos de primeira infância, desenvolvimento e aprendizagem. Verifica-se ainda uma valorização do desenvolvimento físico-motor em detrimento das outras dimensões do desenvolvimento. Consideramos que este trabalho se poderá constituir como um contributo para o estudo da primeira infância na formação inicial de educadores de infância.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
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