Author(s):
Silva, José Manuel
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/331
Origin: IC-online
Subject(s): Gestão escolar; Liderança
Description
Comunicação apresentada no VI Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar que decorreu em Out. de 2010 em Aveiro. O actual modelo de direcção e gestão das escolas e agrupamentos do ensino não
superior operou uma rotura parcial com o figurino dominante pós revolução de 1974,
cujas consequências ainda se está longe de alcançar em toda a sua plenitude.
Após alguns ensaios nunca generalizados, a personalização da liderança
administrativa e funcional assume, desde logo, um significado eminentemente
simbólico, embora criando condições para que, a prazo, venham a ocorrer importantes
mudanças, quer do ponto de vista organizacional, quer na forma como as escolas e
agrupamentos se podem vir a relacionar com parceiros educativos e stakeholders,
numa lógica de reforço da territorialização e da emergência de uma verdadeira cultura
de prestação de serviços às comunidades onde aquelas se inserem.
Associada à preocupação de sublinhar a liderança do director, acentua-se a
importância do planeamento estratégico e este exige a clarificação dos limites e
condições da autonomia das escolas e agrupamentos, o que, em última análise,
acentua as contradições do modelo centralizado de administração do sistema escolar,
vigente em Portugal.