Descrição
Comunicação apresentada no VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia que decorreu na Universidade de Évora em Nov. de 2006. O stresse constitui uma experiência vital transversal às vivências do dia-a-dia acarretando consequências a nível do bem-estar e saúde dos indivíduos. No caso específico dos alunos de enfermagem, a situação de ensino clínico tem sido identificada como uma das situações que induz níveis mais elevados de stresse. Inserindo-se neste enquadramento, esta comunicação visa apresentar um estudo, a realizar no âmbito de um projecto de doutoramento, cujo principal objectivo consiste em construir e validar um instrumento que permita identificar os factores indutores de stresse percebidos pelos estudantes de enfermagem. Pretende-se igualmente analisar as inter-relações que se estabelecem entre stresse percepcionado, suporte social, optimismo e saúde. Pretende-se estudar os referidos aspectos em função do género dos alunos, do ano do curso e do serviço de saúde/instituição onde decorre o ensino clínico.
A amostra do estudo será constituída por estudantes do curso de licenciatura em enfermagem, das Escolas Superiores de Enfermagem/Saúde da região centro, que se encontrem em ensino clínico.
A presente investigação pretende contribuir para a identificação das situações geradoras de stresse em ensino clínico de modo a promover o desenvolvimento de competências e estratégias para lidar com as mesmas de forma mais eficaz, possibilitando o (des)envolvimento dos seus diversos intervenientes.