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Ut pictura thesis

Author(s): Mendonça, Guilherme cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/186

Origin: IC-online

Subject(s): Investigação; Teses de doutoramento


Description
Em "Como se faz uma tese em ciências humanas", Umberto Eco dá-nos conta de um novo enquadramento das teses enquanto preparação para a investigação, por oposição ao enquadramento tradicional em relação ao qual a tese era o culminar de uma vida de reflexão. A tese enquanto começo, e não enquanto fim, é também o produto de uma democratização que, como refere Eco, tem que ser acessível àqueles que não são a minoria privilegiada, com os recursos financeiros e o tempo suficientes para uma investigação. Como tantos outros, tinha a secreta desconfiança de que, com efeito, o que se tinha passado com as teses de doutoramento era um decréscimo na qualidade das mesmas como resultado de critérios políticos e da necessária competitividade das universidades. Essa suposição também foi instrumental na minha curiosidade pelas mudanças históricas no paradigma de tese. A proposta de tese com que iniciei o meu doutoramento pressupunha a construção paralela de uma reflexão teórica e de um trabalho criativo. Sendo um dos privilegiados que pode dedicar-se a um doutoramento a tempo inteiro (com os necessários riscos que isso implica), permiti-me o estudo de um certo número de teses como forma de chegar a um entendimento transversal das expectativas num trabalho de investigação - a um sentir da especificidade e dimensão de uma tese, em complemento com a dimensão técnica. Esse trabalho, que me tomou alguns meses de leitura diversificada, acabou por se transformar numa reflexão sobre a natureza do trabalho académico e criativo que viria a resultar na minha segunda sessão de Aulas Abertas para o PAR.
Document Type Article
Language Portuguese
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