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Os enfermeiros enquanto agentes de educação para a saúde: validação da escala d...

Autor(es): Bernardino, Ana cv logo 1 ; Machado, Cátia cv logo 2 ; Alves, Elsa cv logo 3 ; Rebouço, Helder cv logo 4 ; Pedro, Renata cv logo 5 ; Gaspar, Pedro João Soares cv logo 6

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.8/113

Origem: IC-online

Assunto(s): Educação para a saúde


Descrição
Apresentamos o estudo da validade e fidelidade da Escala de Práticas e Comportamentos de Educação para a Saúde (EPCEPS). Neste estudo exploratório, quantitativo e transversal utilizou-se uma amostra não probabilística, acidental, de 301 enfermeiros (38 homens e 263 mulheres) que trabalhavam em instituições de saúde (198 em Hospitais e 103 em Centros de Saúde) no Distrito de Leiria, em Setembro de 2007. A média de idades foi de 37,49 anos (s=8,60) e do tempo de exercício profissional foi de 13,98 anos (s=8,27). A EPCEPS é constituída por sete factores, que explicam 71,85% da variância total. Todos os itens têm uma saturação superior a 0,465 e não se verificam correlações simultâneas com dois factores em que a distância entre ambos os valores seja inferior a 0,1. O coeficiente de Cronbach (=0,939) indicou uma boa consistência interna dos itens na avaliação do construto. Conclui-se que a estrutura da escala é pertinente e a sua utilização é uma possibilidade para desenvolver o conhecimento das práticas e comportamentos de Educação para a Saúde mais frequentemente adoptados pelos enfermeiros, auxiliando a reflexão sobre as formas de planear e executar acções de desenvolvimento de competências específicas.
Tipo de Documento Outro
Idioma Português
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