Author(s):
Soares, Sara Cristina Filipe
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/27346
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Subject(s): eBay; Reputação; Preço final; Probabilidade de sucesso
Description
O presente trabalho foi realizado de forma a tentar perceber se é possível antecipar e
explicar o comportamento dos compradores na eBay, tendo como objetivo identificar os
principais determinantes do preço de venda atingido e da probabilidade de venda de leilões online
do iPhone 4. Pretende-se ainda determinar se a reputação dos vendedores continua ou não a ser
decisiva para o preço e probabilidade de venda e, verificar se há indícios de uma alteração do
comportamento dos compradores em relação a estudos anteriores, possivelmente resultante da
alteração da política de garantia da eBay com a introdução do Money Back Guarantee.
Para realizar a presente análise, utilizaram-se modelos explicativos e preditivos para
encontrar os determinantes do preço final através do método dos mínimos quadrados ordinários.
Para identificar os determinantes da probabilidade de sucesso da venda, utilizou-se apenas o
modelo preditivo através do método Probit.
Após a realização do nosso estudo, a reputação dos vendedores revelou-se menos
significativa do que em estudos realizados anteriormente por outros autores, o que mostra indícios
que a política do Money Back Guarantee pode assim ter alterado o comportamento dos
compradores. No entanto, existem casos em que a reputação parece ter impacto significativo, e
isso verifica-se para os melhores dos vendedores que ainda podem conseguir algum prémio no
preço. As variáveis com melhor poder explicativo para o estudo do preço final e da probabilidade
de sucesso, foram uma variável binária que indica se o telemóvel está desbloqueado, o preço
inicial, o número de licitações do leilão e, a possibilidade de devolução. No entanto, para a
possibilidade de devolução, o sinal é contrário ao esperado, o que interpretamos como resultado
de um possível enviesamento da amostra. Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação Pedro Godinho.