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iPhone 4 : determinantes do preço final e probabilidade de sucesso de venda em ...

Autor(es): Soares, Sara Cristina Filipe cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/27346

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): eBay; Reputação; Preço final; Probabilidade de sucesso


Descrição
O presente trabalho foi realizado de forma a tentar perceber se é possível antecipar e explicar o comportamento dos compradores na eBay, tendo como objetivo identificar os principais determinantes do preço de venda atingido e da probabilidade de venda de leilões online do iPhone 4. Pretende-se ainda determinar se a reputação dos vendedores continua ou não a ser decisiva para o preço e probabilidade de venda e, verificar se há indícios de uma alteração do comportamento dos compradores em relação a estudos anteriores, possivelmente resultante da alteração da política de garantia da eBay com a introdução do Money Back Guarantee. Para realizar a presente análise, utilizaram-se modelos explicativos e preditivos para encontrar os determinantes do preço final através do método dos mínimos quadrados ordinários. Para identificar os determinantes da probabilidade de sucesso da venda, utilizou-se apenas o modelo preditivo através do método Probit. Após a realização do nosso estudo, a reputação dos vendedores revelou-se menos significativa do que em estudos realizados anteriormente por outros autores, o que mostra indícios que a política do Money Back Guarantee pode assim ter alterado o comportamento dos compradores. No entanto, existem casos em que a reputação parece ter impacto significativo, e isso verifica-se para os melhores dos vendedores que ainda podem conseguir algum prémio no preço. As variáveis com melhor poder explicativo para o estudo do preço final e da probabilidade de sucesso, foram uma variável binária que indica se o telemóvel está desbloqueado, o preço inicial, o número de licitações do leilão e, a possibilidade de devolução. No entanto, para a possibilidade de devolução, o sinal é contrário ao esperado, o que interpretamos como resultado de um possível enviesamento da amostra. Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação Pedro Godinho.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Godinho, Pedro
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