Author(s):
De Paula, Jenneffer Merçon
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/25716
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Subject(s): Processos de leitura; Modelos de leitura
Description
Pretende-se com o presente estudo contribuir para a aferição
portuguesa (Figueira & Lopes, n.d.) de uma Bateria de Avaliação dos
Processos de Leitura para Crianças, a PROLEC-R, de Cuetos, Rodríguez,
Ruano e Arribas (2009), destinada a crianças com idades compreendidas
entre os 6 e os 12 anos. Neste estudo exploratório, pretende-se também
comparar de forma qualitativa o desempenho das crianças portuguesas e das
crianças espanholas do 5º ano do ensino básico, de forma a conhecer as
diferenças existentes nos processos envolvidos na leitura, inscritos na bateria
PROLEC-R.
O estudo aqui apresentado compreende uma revisão teórica em torno
dos processos e dos modelos de leitura, e, ainda, a análise comparativa dos
resultados obtidos em todas as provas da bateria. Apresentamos as
dificuldades sentidas pelas crianças na realização desta bateria e as
diferenças existentes, entre as duas amostras, no processo de desempenho da
leitura. It is intended, with the present study, to contribute to the assessment
portuguese of an Battery for Children Reading Proceses, Cuetos, Rodríguez,
Ruano & Arribas (2009) PROLEC-R, aimed at children aged between 6 and
12 years.
In this exploratory study, the aim is also to qualitatively compare the
performance of 5th grade Portuguese and Spanish children, in order to know
the differences in the processes involved in reading, inscribed on PROLECR.
The study presented here comprises a literature review around the
processes and models of reading, further as the comparative analysis of the
results obtained in all the tests of the battery.
We present the difficulties experienced by children in the realization
of this battery and the differences between the two samples in the process of
reading performance. Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra