Detalhes do Documento

Desempenho na leitura (a partir da PROLEC-R): estudo comparativo entre crianças...

Autor(es): De Paula, Jenneffer Merçon cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/25716

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Processos de leitura; Modelos de leitura


Descrição
Pretende-se com o presente estudo contribuir para a aferição portuguesa (Figueira & Lopes, n.d.) de uma Bateria de Avaliação dos Processos de Leitura para Crianças, a PROLEC-R, de Cuetos, Rodríguez, Ruano e Arribas (2009), destinada a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. Neste estudo exploratório, pretende-se também comparar de forma qualitativa o desempenho das crianças portuguesas e das crianças espanholas do 5º ano do ensino básico, de forma a conhecer as diferenças existentes nos processos envolvidos na leitura, inscritos na bateria PROLEC-R. O estudo aqui apresentado compreende uma revisão teórica em torno dos processos e dos modelos de leitura, e, ainda, a análise comparativa dos resultados obtidos em todas as provas da bateria. Apresentamos as dificuldades sentidas pelas crianças na realização desta bateria e as diferenças existentes, entre as duas amostras, no processo de desempenho da leitura. It is intended, with the present study, to contribute to the assessment portuguese of an Battery for Children Reading Proceses, Cuetos, Rodríguez, Ruano & Arribas (2009) PROLEC-R, aimed at children aged between 6 and 12 years. In this exploratory study, the aim is also to qualitatively compare the performance of 5th grade Portuguese and Spanish children, in order to know the differences in the processes involved in reading, inscribed on PROLECR. The study presented here comprises a literature review around the processes and models of reading, further as the comparative analysis of the results obtained in all the tests of the battery. We present the difficulties experienced by children in the realization of this battery and the differences between the two samples in the process of reading performance. Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Figueira, Ana Paula Couceiro
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia