Autor(es):
Moreira, Maria Cristina Vidigal Bettencourt Damas
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/25698
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Intervenção precoce
Descrição
Na Intervenção Precoce (IP) têm existido, no decorrer dos anos, diversos marcos
importantes que proporcionaram o seu contínuo desenvolvimento e evolução (Pereira,
2009). Tem-se verificado uma crescente preocupação em compreender as perceções
dos profissionais e as práticas que implementam, bem como avaliar a qualidade das
práticas utilizadas, pelo que estas devem ser baseadas nas evidências (Almeida, 2007).
Este estudo procurou compreender as perceções que os profissionais das Equipas
Locais de Intervenção (ELI) de Coimbra têm relativamente às práticas que
habitualmente utilizam (típicas) e às práticas que consideram ser ideais. Nesta
investigação, foi utilizada uma amostra de 84 profissionais das 10 equipas de
Coimbra, maioritariamente do sexo feminino e com idades compreendidas entre os 23
e os 54 anos, e teve por objetivo estudar: 1) as perceções dos profissionais da IP
relativamente às práticas típicas e às práticas ideais, 2) a existência de possíveis
diferenças entre os dois tipos de práticas, 3) a relação que as variáveis
sociodemográficas possam ter em relação a ambas as práticas, e 4) a existência de
possíveis diferenças entre as 10 equipas de Coimbra. Para o efeito, foi utilizado o
Questionário Sociodemográfico e a Escala de Avaliação de Serviços dirigidos a
Famílias em Contextos Naturais, tradução da F amilies in Natural Environments Scale
of Service Evaluation (McWilliam, 2011).
Os resultados obtidos demonstraram que não existem diferenças entre as práticas
típicas e ideais de cada equipa. Por sua vez, verificou-se que existem diferenças entre
as práticas dos profissionais e ainda em relação às variáveis sociodemográficas idade,
anos de experiência profissional em IP e profissão.
De forma a promover as práticas recomendadas junto dos profissionais, torna-se
necessário que estes tenham formação contínua. Sugere-se ainda a criação de uma
base de dados, facilitando a partilha de informação, a comunicação, e a rentabilização
do tempo dos profissionais. Over the years, the Early Intervention (EI) has undergone several important
milestones that prompted its continuous development and evolution (Pereira, 2009).
Moreover, a growing concern has been verified in order to understand the perceptions
of the professionals and the practices they are implementing. Likewise, the same
increasing concern is noticeable for evaluating the quality of the implemented
practices, since these should be based in evidences (Almeida, 2007).
This study aimed to understand the perceptions of the professionals from the
Local Intervention Teams (LIT) regarding the practices they typically use and those
considered ideals. In this investigation, a global sample of 84 professionals from 10
teams of Coimbra was used, with mostly women and ages between 23 and 54 years
old. Particularly, it was aimed to study: 1) the perception of the IP professionals
relatively to the typical practices and ideal practices, 2) the existence of eventual
differences between the two types of practice, 3) the influence of sociodemographic
variables in both practices, and 4) the existence of eventual differences among the 10
teams of Coimbra. For this purpose, it was used the Sociodemographic Questionnaire
and the Portuguese version of F amilies in Natural Environments Scale of Service
Evaluation (McWilliam, 2011).
Results showed no differences among the typical and ideal practices of each
team. However, differences between the two practices of the professionals were
verified, as well as concerning the sociodemographic variables age, years of
professional experience on EI and career.
In order to promote the recommended practices among professionals, it becomes
necessary that they have continuous formation. It is also suggested the construction of
a data base, easing the share of information, the communication and the maximization of the professionals' working time. Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra