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Perceções dos profissionais da intervenção precoce de Coimbra: práticas típicas...

Autor(es): Moreira, Maria Cristina Vidigal Bettencourt Damas cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/25698

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Intervenção precoce


Descrição
Na Intervenção Precoce (IP) têm existido, no decorrer dos anos, diversos marcos importantes que proporcionaram o seu contínuo desenvolvimento e evolução (Pereira, 2009). Tem-se verificado uma crescente preocupação em compreender as perceções dos profissionais e as práticas que implementam, bem como avaliar a qualidade das práticas utilizadas, pelo que estas devem ser baseadas nas evidências (Almeida, 2007). Este estudo procurou compreender as perceções que os profissionais das Equipas Locais de Intervenção (ELI) de Coimbra têm relativamente às práticas que habitualmente utilizam (típicas) e às práticas que consideram ser ideais. Nesta investigação, foi utilizada uma amostra de 84 profissionais das 10 equipas de Coimbra, maioritariamente do sexo feminino e com idades compreendidas entre os 23 e os 54 anos, e teve por objetivo estudar: 1) as perceções dos profissionais da IP relativamente às práticas típicas e às práticas ideais, 2) a existência de possíveis diferenças entre os dois tipos de práticas, 3) a relação que as variáveis sociodemográficas possam ter em relação a ambas as práticas, e 4) a existência de possíveis diferenças entre as 10 equipas de Coimbra. Para o efeito, foi utilizado o Questionário Sociodemográfico e a Escala de Avaliação de Serviços dirigidos a Famílias em Contextos Naturais, tradução da F amilies in Natural Environments Scale of Service Evaluation (McWilliam, 2011). Os resultados obtidos demonstraram que não existem diferenças entre as práticas típicas e ideais de cada equipa. Por sua vez, verificou-se que existem diferenças entre as práticas dos profissionais e ainda em relação às variáveis sociodemográficas idade, anos de experiência profissional em IP e profissão. De forma a promover as práticas recomendadas junto dos profissionais, torna-se necessário que estes tenham formação contínua. Sugere-se ainda a criação de uma base de dados, facilitando a partilha de informação, a comunicação, e a rentabilização do tempo dos profissionais. Over the years, the Early Intervention (EI) has undergone several important milestones that prompted its continuous development and evolution (Pereira, 2009). Moreover, a growing concern has been verified in order to understand the perceptions of the professionals and the practices they are implementing. Likewise, the same increasing concern is noticeable for evaluating the quality of the implemented practices, since these should be based in evidences (Almeida, 2007). This study aimed to understand the perceptions of the professionals from the Local Intervention Teams (LIT) regarding the practices they typically use and those considered ideals. In this investigation, a global sample of 84 professionals from 10 teams of Coimbra was used, with mostly women and ages between 23 and 54 years old. Particularly, it was aimed to study: 1) the perception of the IP professionals relatively to the typical practices and ideal practices, 2) the existence of eventual differences between the two types of practice, 3) the influence of sociodemographic variables in both practices, and 4) the existence of eventual differences among the 10 teams of Coimbra. For this purpose, it was used the Sociodemographic Questionnaire and the Portuguese version of F amilies in Natural Environments Scale of Service Evaluation (McWilliam, 2011). Results showed no differences among the typical and ideal practices of each team. However, differences between the two practices of the professionals were verified, as well as concerning the sociodemographic variables age, years of professional experience on EI and career. In order to promote the recommended practices among professionals, it becomes necessary that they have continuous formation. It is also suggested the construction of a data base, easing the share of information, the communication and the maximization of the professionals' working time. Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Machado, Teresa Sousa
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