Autor(es):
Silva, Francisca Tavares
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/25686
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Rendimento escolar; Motivação dos alunos
Descrição
A motivação académica e o rendimento escolar dos alunos são mediados por
variáveis de natureza cognitiva e afetiva, cuja complexidade exige o aprofundamento
dos processos que viabilizem a promoção de estratégias de ensino-aprendizagem
conducentes ao envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem e consequente
sucesso escolar. A investigação no âmbito da psicologia da educação tem vindo a
apontar a orientação dos objetivos e as emoções de realização como constructos centrais
para a compreensão da motivação em contexto escolar. Assim, esta dissertação de
mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores propõe-se analisar a
relação entre aqueles constructos e o rendimento escolar numa amostra de 358
adolescentes de ambos os sexos, do 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, recolhida em três
escolas portuguesas do ensino não público. Procedeu-se a um estudo quantitativo não
experimental e correlacional a partir dos dados recolhidos com a administração das
versões portuguesas de algumas escalas do Patterns of Adaptative Learning (PALS) e
do Achievement Emotions Questionnaire (AEQ), tendo-se operacionalizado o indicador
do rendimento escolar através da média das notas do 1º período (2012-2013) nas
disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Inglês e Ciências.
Os resultados obtidos apontam que o rendimento escolar se associa
positivamente com a instrumentalidade conferida à escola e à experiência das emoções
de orgulho e de entusiasmo durante as aulas, e negativamente com as emoções de
ansiedade, raiva e desesperança. Neste trabalho não se verificou, porém, uma relação
significativa entre o rendimento escolar e a orientação para a mestria, mas sim uma
relação negativa e significativa entre rendimento escolar e orientação para o resultado.
Além disso, o rendimento escolar revelou-se positivamente associado ao nível de
escolaridade do pai e da mãe, e a frequência da experiência de emoções positivas
durante as aulas revelou-se mais elevada entre os alunos sem retenção escolar prévia. Os
dados reiteram a relevância de se atender às dimensões afetiva e cognitiva na
otimização do processo de aprendizagem em contexto escolar, concluindo-se pela
necessidade da prossecução da investigação neste domínio. The students’ academic motivation and academic performance are mediated by
cognitive and affective variables, whose complexity requires the processes’ deepening
that enable teaching and learning strategies conducive to students’ involvement in
learning process and subsequent school success. The research in the psychology of
education has been pointing the achievement goals and the achievement emotions as
central constructs for understanding motivation in school context. Thus, this dissertation
proposes to examine the relationship between those constructs and academic
performance in a sample of 358 adolescents from both sexes attending the 7th, 8th, and
9th school years, collected in three Portuguese nonpublic schools. We conducted a
quantitative, non-experimental, and correlational study with data collected with the
Patterns of Adaptive Learning (PALS), and the Achievement Emotions Questionnaire
(AEQ) - Portuguese versions - having used the 1st school period’s grades (2012-2013)
in the subjects of Portuguese Language, Mathematics, English, and Science for
achievement school indicator.
The results show a positive association between academic performance, school
instrumentality perception, and emotional experience of pride and enthusiasm, and a
negative association between academic grades and emotional experience of anxiety,
anger, and hopelessness during class. However, this work doesn’t found a significant
relationship between academic grades and mastery goals’ orientation, but a negative and
significant relationship between academic grades and performance goals’ orientation. In
addition, academic grades proved to be positively associated with the father and mother
education’s levels, and the experience of positive emotions during classes proved to be
higher among students without school retention. The data confirm the relevance of
considering affective and cognitive dimensions to learning process optimization in
schools, and point for further research in this area. Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra