Autor(es):
Estrela, Vera Lúcia Galhós Menezes
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/25466
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Imigrantes ucranianos; Educação e formação de adultos
Descrição
No final do século XX, Portugal deixou de ser apenas um país de emigração para se
tornar também um país de imigração e acolhimento de cidadãos estrangeiros, que
procuram sobretudo alcançar melhores condições de vida.
Um dos grupos de imigrantes que mais aumentou nos últimos anos foi o dos imigrantes
da Europa de Leste, provenientes da ex-URSS, devido aos graves problemas
económicos e sociais que aí se verificaram, sendo os cidadãos de nacionalidade
ucraniana os que mais procuraram Portugal para se fixar.
É relevante compreendermos como se tem processado a integração destes imigrantes na
sociedade portuguesa, em particular os adultos em idade ativa.
Um dos fatores que poderá contribuir para a integração destes imigrantes é a inserção
em programas educativos para adultos, nomeadamente a frequência de cursos de
educação e formação no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades.
Ao longo deste estudo pretende-se perceber como é que estes imigrantes se têm
integrado na nossa sociedade, através da inserção em percursos educativos para adultos
promovidos pelo estado português, que deverão constituir mecanismos facilitadores,
propiciando o desenvolvimento das suas aprendizagens e da sua inclusão social.
A investigação é de natureza qualitativa, sendo que os dados foram recolhidos através
de uma entrevista semiestruturada realizada com seis participantes ucranianos.
A realização desta investigação permitiu aferir a importância da frequência destes
cursos na integração social dos imigrantes ucranianos que, em conjunto com vários
fatores positivos, permitiram a fixação de residência em Portugal, que já consideram
como ao seu país. By the end of the twentieth century, Portugal stopped being only an emigration country
and had also become an immigration and welcoming country for foreign citizens, which
particularly try to reach better life conditions.
One group of immigrants that has increased in the past years were the Eastern
Europeans, from former USSR, due to severe economic and social issues that occurred
there, being the Ukrainians citizens the one’s that most select Portugal for living.
It’s relevant to understand how these immigrants’ integration has been happening in the
Portuguese society, particular as far as the adults in active age had concerned.
One of the factors that may contribute to these immigrants integration is the attendance
of adults educational programs, specifically the frequency of education and training
courses integrate in the New Opportunities Program.
During this research our aim is to comprehend how these immigrants have been
integrated in our society, through the insertion in adult education paths promoted by
Portuguese State that should represent a straightforward mechanism, leading to the
development of their learning process as well as their social inclusion.
The research has a qualitative nature, as the data were collected through a semistructured
interview with six Ukrainians participants.
With this research we could understand the importance of these courses in the Ukrainian
immigrants’ social integration that allowed (with other positive factors) that they have
continued living in Portugal, country that they already see as theirs. Dissertação de mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Oliveira, Albertina Lima de; Valentim, Joaquim Pires