Author(s):
Almeida, Catarina Isabel Figueiredo Martins de
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/25392
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Subject(s): Envelhecimento activo; Política social
Description
O envelhecimento é uma etapa do desenvolvimento humano que comporta
diferentes ganhos e perdas, pelo que esta deve ser compreendida e respeitada tendo em
conta a singularidade de cada ser humano. O estudo da problemática do envelhecimento
ganhou cada vez mais pertinência à medida que aumentou o envelhecimento
demográfico, o qual é um dos fenómenos mais importantes desde meados do século
XX, com tendência para se agravar. Originando o envelhecimento demográfico
consequências económicas, políticas, culturais e sociais tornou-se, assim, imperioso
definir políticas promotoras de um envelhecimento ativo, tal como fez a Câmara
Municipal de Aveiro.
Neste contexto, apresentamos uma investigação, enquadrada no domínio da
educação e formação de adultos e intervenção comunitária, que consistiu em avaliar o
impacto das políticas de envelhecimento ativo promovidas pela Câmara Municipal de
Aveiro junto das pessoas idosas, não institucionalizadas, do concelho. Neste sentido,
foram entrevistadas de maneira aprofundada seis pessoas idosas, não
institucionalizadas, entre os 65 e os 74 anos, através de um guião de entrevista
semiestruturada, construído para o efeito. Tratou-se de um estudo qualitativo e os dados
foram submetidos à análise de conteúdo temática.
Os resultados mostraram que os participantes não se consideram velhos, uma
vez que estão plenos de todas as suas faculdades, continuando desta forma a levar uma
vida autónoma, em consonância com o que tinham feito até irem para a reforma. Neste
sentido, concluímos que as pessoas idosas entrevistadas não participam nas atividades
promotoras de um envelhecimento ativo, definidas pela Câmara Municipal, nem
conhecem o referido conceito. As habilitações literárias, as condições económicas e o
local de residência (rural ou urbano) foram os fatores que mais distinguiram os
participantes ao nível das suas opiniões sobre as temáticas abordadas.
Assim sendo, porque nos parece que as políticas promotoras do envelhecimento
ativo não estão a cumprir os seus objetivos, sugerimos que as entidades com
responsabilidades locais (como as autarquias) revejam a sua atuação, de forma a darem
resposta às reais necessidades das pessoas em idade adulta avançada, levando em conta
as suas diferenças individuais e as diferentes fases da velhice. Embora este trabalho seja de âmbito restrito, em termos da abrangência dos
casos estudados, acreditamos deixar aqui dados importantes para a reflexão e para a
intervenção no domínio da promoção do envelhecimento ativo. Ageing is a stage of human development that has different gains and losses,
wherefore it should be understood and respected considering every human being’s
uniqueness. The study of the ageing issue has gained more and more relevance as
ageing population increases, which is one of the most important phenomena since mid-
20th century, with a tendency to get worse. Since ageing population has economic,
political, cultural and social consequences, the definition of active ageing policies has
become imperative, as did Aveiro Town Council.
In this context, we present some research relating to the area of adult education
and training and community intervention, which consisted of assessing the impact of
active ageing policies promoted by Aveiro Town Council on the municipality’s not
institutionalised elderly people. In this extent, six not institutionalised 65- to 74-year-old
elderly were thoroughly interviewed, by means of a semi-structured interview script,
which was build-up for the purpose. This was a qualitative study and the data were
subjected to a thematic content analysis.
Results show that the participants do not consider themselves old, since they are
in their full faculties, continuing in this way to live independently, in line with what
they had been doing until their retirement. Thus we conclude that the interviewed
elderly do not participate in the active ageing promoting activities defined by the Town
Council, nor do they know such concept. Educational qualifications, economic
conditions and the place of residence (rural or urban) were the factors that most
distinguished the participants concerning their opinions on the approached subjects.
Therefore, and because it seems that active ageing promoting policies are not
meeting their objectives, we suggest that the entities with local authority (such as the
local government) review their intervention, so that they can respond to the real needs
of advanced aged adults, taking into consideration their individual differences and the
different ageing stages.
Although this is a limited scope paper in terms of comprehensiveness of the
studied cases, we believe that we are leaving the relevant data for reflection and
intervention in the domain of active ageing promotion. Dissertação de mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.