Autor(es):
Pereira, Inês Margarida Duarte
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/25385
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Depressão; Adolescente
Descrição
A Depressão na adolescência é reconhecida como extremamente
importante devido às suas consequências psicossociais, incidência e
recorrência. O papel das cognições e dos pensamentos automáticos nesta
perturbação é destacado por vários modelos cognitivos de psicopatologia. A
avaliação destes pensamentos automáticos (self-statements) é essencial, não
apenas na discriminação de sujeitos deprimidos e não deprimidos, como
também devido à sua utilidade no contexto terapêutico.
O Questionário de Pensamentos Automáticos-Revisto (QPA-R; ATQR;
Kendall, Howard, & Hays, 1989) foi desenvolvido para avaliar cognições
negativas e positivas relacionadas com a depressão. É uma versão revista do
Questionário de Pensamentos Automáticos (QPA-30; ATQ; Hollon &
Kendall, 1980) que avalia exclusivamente pensamentos automáticos
negativos associados com a depressão e que é reportado como uma medida
que discrimina sujeitos deprimidos e não deprimidos em população clínica e
normal, não só em adultos como em crianças.
O objetivo principal do presente trabalho foi estudar a versão
Portuguesa do QPA-R numa população de 245 adolescentes com idades
compreendidas entre 14 e 18 anos e apresentar as suas propriedades
psicométricas, assim como as propriedades do QPA-30 (Hollon & Kendall,
1980), visto que nenhum dos questionários foi estudado na população
Portuguesa. Procedeu-se também ao estudo da relação das cognições
depressogénicas medidas pelo QPA-R com a sintomatologia depressiva.
Resultados da análise fatorial em ambos os questionários revelou que
o QPA-30 é constituído por dois fatores e o QPA-R por três fatores, sendo
dois deles os mesmos encontrados para os pensamentos negativos do QPA-
30 e o terceiro composto por itens que medem pensamentos automáticos
positivos. Visto que o QPA-R é a versão mais recente deste questionário,
apenas os seus fatores foram considerados em análises posteriores. Os
resultados indicam uma consistência interna adequada (α de .91 e .96,
respetivamente) e correlações item-item total moderadas a elevadas, para
ambos os totais da escala. A validade convergente foi verificada através das
correlações positivas encontradas entre os totais destas medidas e os fatores
do QPA-R, com medidas da depressão e com o autocriticismo. A validade
divergente foi comprovada através de correlações negativas entre os dois
questionários e uma medida de autocompaixão. Os resultados indicaram
também que o QPA-R discrimina com sucesso adolescentes que pontuam
acima e abaixo do ponto de corte do CDI, provando a validade discriminante
deste questionário. Tendo em conta o segundo objetivo deste estudo, o QPAR
foi também analisado na sua capacidade de predizer sintomatologia
depressiva (CDI), tendo em conta as dimensões positiva e negativa dos dois
conjuntos de itens que compõem o questionário. Os resultados parecem
indicar que a dimensão negativa do QPA-R prediz a depressão e que esta
predição aumenta quando é adicionada a dimensão positiva do questionário.
Os resultados encontrados relativamente às propriedades
psicométricas do QPA-R em adolescentes parecem ser comparáveis às
encontradas na população adulta e de crianças. Estudos futuros são
necessários para analisar estas propriedades numa população clínica de
adolescentes e examinar relações entre este questionário e outras medidas de
processos cognitivos. Seria de interesse a reprodução destes resultados,
sugerindo-se a exploração da associação do QPA-R com a sintomatologia
depressiva. Depression in adolescence has been acknowledged to be extremely
important due to its psychosocial consequences, incidence and recurrence.
Cognitive models of psychopathology have emphasized the role of
cognitions and automatic thoughts in this disorder. Assessment of these selfstatements
has proved to be essential not only to distinguish between
depressed and non-depressed subjects, but also because of its use in therapy
(Hollon & Kendall, 1980).
The Automatic Thoughts Questionnaire-Revised (ATQ-R; Kendall,
Howard, & Hays, 1989) was developed to assess negative and nonnegative
self-statements related to depression. It is a revised version of the Automatic
Thoughts Questionnaire (ATQ; Hollon & Kendall, 1980) which exclusively
accesses negative thoughts associated with depression and has been reported
as a measure that successfully discriminates between depressed and nondepressed
subjects in clinical and nonclinical population, not only in adults
but also in children.
The main aim of the current work was, therefore, to study the
Portuguese version of the ATQ-R in a sample of 245 adolescents (aged 14 to
18) and present its psychometric properties, as well as some of the
psychometric properties of the ATQ-30 (Hollon & Kendall, 1980), since
both questionnaires had never been studied in Portugal. In this study we also
explore the association between cognitions measured by the ATQ-R and
depressive symptomatology.
Factor Analysis was performed in both questionnaires. Two factors
were found for the ATQ-30 and the same two factors plus a factor of positive
automatic thoughts seemed to compose the ATQ-R. Since the ATQ-R is the
most recent version of the questionnaire, only its factors were considered in
posterior analysis. Both the ATQ-R and the ATQ-30 showed high internal
consistency (α value of .91. and .96, respectively) and yielded moderate to
high item-total score correlations. Convergent validity was supported by the
positive correlation of total scores of the ATQ-30 and ATQ-R. Convergent
validity was proved by the relation between ATQ-30 and ATQ-R total
scores, as well as ATQ-R factors with severity of depression and selfcriticism.
Divergent validity was supported by negative correlations between
these measures and a measure of self-compassion. Discriminant validity of
the ATQ-R was supported by examining whether adolescents who scored
higher than a cut-off point in the CDI differed on the scale from a
comparison group scoring lower. In light of the other aim of this study, the
capacity of the ATQ-R in predicting depressive symptomatology (CDI) was
studied by considering the two dimensions of the ATQ-R (negative and
positive cognitions). It seems that the ATQ-R can successfully predict
depressive symptomatology and that positive cognitions increase this
prediction.
The findings parallel those evident in the study of depression among
adults and children. Further work is needed to study the properties of the
questionnaire in clinical populations of adolescents and examine the relation
of the ATQ-R to other measures of cognitive processes. The results found in
this study should be replicated and association of the ATQ-R with
depressive symptomatology should be further explored. Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica (Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Perturbações Psicológicas e da Saúde), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.