Author(s):
Mota, Carla Sofia Silva
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/25374
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Subject(s): Crise económica; Motivação; Perspectiva temporal
Description
A presente investigação, de carácter exploratório, pretende contribuir
para a compreensão do impacto da crise socioeconómica, instalada no nosso
país desde 2008, em duas dimensões da personalidade, a motivação e a
perspectiva temporal. Este estudo incidiu sobre a população estudantil do
primeiro ano do Ensino Superior da Universidade de Coimbra. A análise dos
resultados obtidos foi feita com base na Teoria da Autodeterminação e da
literatura respeitante ao construto de Perspectiva Temporal. A recolha dos
dados foi feita online através do preenchimento de uma bateria de
instrumentos, que incluiu um questionário acerca da crise socioeconómica, a
Escala de Orientações Gerais de Causalidade, o Inventário de Perspectiva
Temporal de Zimbardo e a Escala das Necessidades Psicológicas Básicas –
Geral. Nas análises quantitativas dos resultados recorreu-se essencialmente
às correlações de Pearson, e, no geral, os resultados foram os esperados
tendo em conta a literatura preexistente, embora tenham existido resultados
inesperados e que mereceram a nossa atenção. Apesar de não terem sido
encontrados muitos resultados estatisticamente significativos, este estudo
não deixa de ser relevante para a clarificação do tema que nos propusemos a
analisar. The current exploratory investigation intended to acknowledge what
was the impact of the socio-economic crisis that started in our country in
2008, in the two dimensions of personality and motivation and time
perspective. This study focused on the first-year students of the University of
Coimbra. The analysis of the results was based on the Self-Determination
Theory and the construct of Time Perspective. The data collection was done
online through a battery of instruments that included a socio-economic
questionnaire, the general causality orientations scale, the Zimbardo Time
Perspective Inventory and the Basic Psychological Needs Scale – General.
The analyses of results, mostly of the type of Pearson Correlations, showed
that the overall results were in consonance with the observations expounded
in the relevant literature, although there were some non-expected results that
deserve our attention. Even though we didn’t found many statistical
significant results, we think that this study still is a relevant contribution for
the theme that we propose to analyze. Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Aconselhamento e Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.