Author(s):
Dinis, Ana Cristina Alves Rodrigues
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/25321
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Subject(s): Adaptação; Bem-estar subjectivo; Apoio social; Aluno do superior
Description
O Apoio Social (instrumental, emocional, informativo e avaliativo) abrange
recursos, sistemas de apoio e avaliação por parte do indivíduo que recebe a ajuda.
Quando eficaz e de qualidade, desenvolve a identidade pessoal e favorece o bem-estar e
sucesso académico. Desta forma é de grande interesse compreender, avaliar e analisar
os níveis de adaptação, suporte social e bem-estar subjetivo dos estudantes do ensino
superior, em particular, os alojados em residências universitárias dos Serviços de Ação
Social da Universidade de Coimbra no ano letivo 2012/2013. Neste sentido, o presente
estudo tem como principal objetivo a compreensão do contributo que possam ter as
dimensões do Questionário de Vivencias Académicas (QVA-r) e do Questionário de
Suporte Social (SSQ6) para o Bem-estar subjetivo (avaliado através da Escala de
Satisfação com a Vida (SWLS) e da Escala de Afeto Positivo e Afeto Negativo
(PANAS) dos estudantes das residências universitárias. The Social Support (instrumental, emotional, informational and evaluative) covers
resources, support systems, and evaluation by whom receiving help. When the social
support are effective and have quality, develops personal identity and promotes the
well-being and academic success. Thus it is of great interest to understand, assess and
analyze the level of adaptation, social support and subjective well-being of students in
higher education, in particular, housed in university residences of Social Services of the
Coimbra’s University in the academic year 2012 / 2013. In this sense, the present study
has as main objective understanding the contribution that may have the dimensions of
Academic Experiences Questionnaire (AEQ-reduce version) and the Social Support
Questionnaire (SSQ6) for Subjective well-being (measured by the Scale satisfaction
with Life - SWLS) and the Scale of Positive Affect and Negative Affect (PANAS) of
students in university residences. Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.