Document details

Adaptação académica, apoio social e bem-estar subjetivo dos estudantes do ensin...

Author(s): Dinis, Ana Cristina Alves Rodrigues cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/25321

Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Subject(s): Adaptação; Bem-estar subjectivo; Apoio social; Aluno do superior


Description
O Apoio Social (instrumental, emocional, informativo e avaliativo) abrange recursos, sistemas de apoio e avaliação por parte do indivíduo que recebe a ajuda. Quando eficaz e de qualidade, desenvolve a identidade pessoal e favorece o bem-estar e sucesso académico. Desta forma é de grande interesse compreender, avaliar e analisar os níveis de adaptação, suporte social e bem-estar subjetivo dos estudantes do ensino superior, em particular, os alojados em residências universitárias dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra no ano letivo 2012/2013. Neste sentido, o presente estudo tem como principal objetivo a compreensão do contributo que possam ter as dimensões do Questionário de Vivencias Académicas (QVA-r) e do Questionário de Suporte Social (SSQ6) para o Bem-estar subjetivo (avaliado através da Escala de Satisfação com a Vida (SWLS) e da Escala de Afeto Positivo e Afeto Negativo (PANAS) dos estudantes das residências universitárias. The Social Support (instrumental, emotional, informational and evaluative) covers resources, support systems, and evaluation by whom receiving help. When the social support are effective and have quality, develops personal identity and promotes the well-being and academic success. Thus it is of great interest to understand, assess and analyze the level of adaptation, social support and subjective well-being of students in higher education, in particular, housed in university residences of Social Services of the Coimbra’s University in the academic year 2012 / 2013. In this sense, the present study has as main objective understanding the contribution that may have the dimensions of Academic Experiences Questionnaire (AEQ-reduce version) and the Social Support Questionnaire (SSQ6) for Subjective well-being (measured by the Scale satisfaction with Life - SWLS) and the Scale of Positive Affect and Negative Affect (PANAS) of students in university residences. Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU