Autor(es):
Baptista, João Carlos Gomes Oliveira de Avelar
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/25117
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Electroterapia - medicina física e reabilitação
Descrição
Nos últimos anos tem-se assistido a uma forte expansão da Medicina Física e de Reabilitação, devido essencialmente ao envelhecimento populacional, dando origem ao aparecimento de novos produtos e serviços de reabilitação geriátrica.
Desta forma, tendo em conta o know-how da Exatronic na conceção de dispositivos médicos, pretende-se desenvolver uma placa geradora de sinais que permita a aplicação de corrente elétrica com finalidade terapêutica.
A Eletroterapia é uma tecnologia bem estabelecida, podendo ser abordada como um conjunto de modalidades que incluem como agente terapêutico a corrente elétrica, os ultrassons e os lasers. Contudo, no contexto deste trabalho a eletroterapia é definida como a aplicação de corrente elétrica de baixas e médias frequências (até 10kHz) de forma a permitir o tratamento de diversas patologias relacionadas com a MFR.
Desta forma, na presente dissertação encontram-se expostos todos os passos que envolveram o desenvolvimento do hardware e firmware do protótipo final do dispositivo de eletroterapia.
Numa fase inicial do projeto foram identificadas e estudadas as principais modalidades terapêuticas e a sua importância no contexto da MFR. Para tal, foi elaborado um estudo de mercado junto de vinte e uma unidades de MFR onde se procurou concluir quais os tipos de correntes elétricas utilizadas com mais frequência e as características físicas que um dispositivo portátil de eletroterapia deve apresentar. Com base neste estudo, definiram-se os requisitos técnicos e os diferentes programas terapêuticos do dispositivo: a Iontoforese e a Estimulação Elétrica Transcutânea Nervosa (TENS).
Numa segunda fase foram estudadas várias abordagens para a arquitetura da placa geradora de sinal, sendo produzido um PCB através do software Altium Designer 10®.
Posteriormente foi desenvolvido o firmware, com recurso à linguagem de programação C de forma a possibilitar o correto funcionamento do hardware, nomeadamente na emissão das diferentes modalidades terapêuticas.
Por fim, foi testado o protótipo construído por forma a validar as suas potencialidades como base de um dispositivo médico de Eletroterapia.
Palavras-Chave: Medicina Física e de Reabilitação, Eletroterapia, hardware, firmware, Altium Designer 10®, linguagem de programação C.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Loureiro, Custódio Francisco de Melo; Loureiro, Manuel