Autor(es):
Almeida, Hugo José Pinto de
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/25109
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Córnea; Neuropatia diabética
Descrição
A diabetes é uma doença crónica que tem associadas complicações como por exemplo a neuropatia diabética – maior causa de incapacidade em diabéticos.
Actualmente, a microscopia confocal da córnea é a técnica usada para adquirir imagens dos nervos da córnea in vivo. Sendo uma tecnologia onerosa e que só está disponível em hospitais centrais e clínicas privadas, o caso do microscópio de lâmpada de fenda é um ponto de partida para melhorar esta solução uma vez que é frequentemente usado para observar o segmento anterior do olho humano. Assim, o propósito da NeuroCórnea é (mas não só) o desenvolvimento de um módulo confocal para aplicação num microscópio de lâmpada de fenda. É um método para avaliação dos nervos da córnea, para o diagnóstico e acompanhamento da neuropatia diabética.
Uma parte do objectivo da NeuroCórnea tem que ver com a medição da intensidade. De modo a cumprir uma parte deste objectivo foi proposto um modelo de aquisição baseado num sensor de imagem FFT-CCD C5809 da Hamamatsu e comandado por um microcontrolador PIC. Devido a uma avaria que surgiu no decorrer do projecto, o sensor FFT-CCD foi trocado por um sensor de imagem linear S3921-128Q MOS, que seria o único modo de prosseguir para obter resultados.
Durante o decorrer o projecto foi-nos dado a oportunidade de trabalhar com o LIP-Coimbra (Laboratory of Instrumentation and Experimental Physics of Particles) num sistema de medição de temperatura para uma câmara de xénon líquido e, adaptando todo o nosso sistema (hardware, firmware e software), conseguimos atingir o objectivo proposto. Este não era um objectivo proposto no início mas serviu para consolidar conhecimentos e mostrar a versatilidade da instrumentação.
De modo a manipular todos estes dispositivos (PIC, FFT-CCD, MOS e circuito do LIP) foi criada uma interface gráfica usando o Microsoft Visual Studio C++ que tem, entre outras funcionalidades, capacidade de visualizar em tempo real as saídas vídeo de cada dispositivo.
Em suma, neste projecto houve manipulação de uma pluralidade de variáveis tais como: componentes electrónicos (reguladores, referências, ADC...), microcontroladores PIC, linguagens de programação C (Visual C++ e C), interface gráfica, linguagem de programação Assembler, manuseamento de vários instrumentos (um exemplo é a soldadura com estanho)... No fim, a aprendizagem obtida foi pessoalmente gratificante.
Palavras-chave: Córnea, neuropatia diabética, FFT-CCD, microcontrolador PIC, MOS,
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Inglês
Orientador(es)
Caramelo, Francisco José Santiago Fernandes Amado; Melo, Custódio Francisco Loureiro; Domingues, José Paulo Pires