Author(s):
Santos, Osvaldo Nonato dos
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/25067
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Subject(s): Praxiologia motriz; Jogos; Emoções
Description
A praxiologia motriz apresenta-se como um corpo epistemológico científico que
busca compreender o mundo dos jogos, esportes e outras práticas motoras a
partir do estudo da lógica interna dessas atividades. O conhecimento
praxiológico adota instrumentos e métodos para entender a lógica interna
(propriedades) das atividades físicas sem, no entanto, comprometer o sentido
da lógica externa (contexto ou características dos/as participantes). Qualquer
pessoa que participa de um jogo ou desporto protagoniza condutas de natureza
motora. (PARLEBAS, 2001 e LAGARDERA, LAVEGA 2003). A educação
emocional é um processo educativo continuo e permanente em desenvolver
suas competências emocionais e seu bem estar (BISQUERRA, 2003).
Pretende potencializar as competências emocionais como elemento essencial
do desenvolvimento integral do sujeito, com objetivo de capacitar para a vida.
Tendo como finalidade aumentar o bem estar pessoal e social.
Bisquerra,(2003), Goleman (2005), e Damásio (2012). O estudo sobre gênero é
particularmente um tema recente, ainda corresponde o domínio da biologia na
dicotomia da sexualidade masculina e feminina. Entendendo gênero como
conceito plural na construção social, histórica, do sujeito na identidade como
processo educativo. (SILVA, 2005; SCOTT, 1995; LOURO, 2004; DELPHY,
1991; JAEGER, 2006). Esta investigação tem como objetivo identificar e
interpretar a expressão das emoções em jogos tradicionais de cooperação com
estudantes universitários/as numa perspectiva de gênero a partir de analise
qualitativa. O universo de pesquisa contemplou (n= 243) estudantes do 1º ano
da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de
Coimbra – FCDEF – UC no ano letivo de 2011/12. A amostra dos dados
contemplou 156 estudantes, 52 (33,3%) do sexo feminino e 104 (66,7%) do
sexo masculino; idade de 18-40 anos, (M = 22.00) que participam
voluntariamente das sessões dos jogos sociomotores cooperativos. Como
instrumento de medida foi utilizado à escala GES (Games and Emotion Scale)
validada por Lavega, March y Filella (2013) para identificar a intensidade
emocional experimentada em cada tarefa motora. Os dados coletados
receberam tratamento estatístico, através do uso de gráficos, além da
abordagem qualitativa, ao utilizar o discurso dos sujeitos da pesquisa em uma
análise do discurso. Os resultados comprovam que os jogos cooperativos
através da lógica interna (88,6%) estimulam emoções positivas 83,3% (humor,
39,5%; alegria, 21,9%, felicidade 21,0%) promovendo bem estar social e
emocional. Os jogos cooperativos ativaram as mesmas tendências emocionais
na relação de gênero quanto para o masculino (positiva, 83,2%; ambíguas,
8,9% e negativas, 8,0%) quanto para o feminino (positiva, 82,2%; ambíguas,
8,7% e negativas, 9,0%). A pesquisa concluiu que através do conhecimento
praxiológico é possível compreender aspectos importantes das manifestações
humanas nos jogos cooperativos, como processo educativo em educar as
emoções para igualdade de gênero. The driving domain presents itself as a scientific body 1981 that seeks to
understand the world of games, sports and other practices motor from the study
of the internal logic of these activities. The knowledge praxiological adopts
instruments and methods to understand the internal logic (properties) of
physical activities without, however, compromising the sense of logic (external
context or characteristics of the participants). Any person who participates in a
game or sport helm conducts nature of motor. (PARLEBAS, 2001 and
LAGARDERA LAVEGA, 2003). The emotional education is an educational
process continuous and permanent in developing their skills and their emotional
well-being (BISQUERRA, 2003). You want to leverage the emotional skills as
an essential component of the integral development of the subject, with the
objective of empowering for life. Having as purpose of increasing the personal
and social well-being. Bisquerra, (2003), Goleman (2005), and Damasio (2012).
The study on gender is particularly a recent theme, still matches the domain of
biology in the dichotomy of masculine and feminine sexuality. Understanding
gender as plural concept in social construction, historical, subject in identity as
educational process. (SILVA, 2005; SCOTT, 1995; LAUREL, 2004; DELPHY,
1991; JAEGER, 2006). This research aims to identify and interpret the
expression of emotions in traditional games of cooperation with university
students/the gender perspective from qualitative analysis. The universe of
research contemplated (n= 243) students in the 1ST year of the Faculty of Sport
Sciences and Physical Education at the University of Coimbra - FCDEF - UC in
the academic year 2011/12. The sample of data included 156 students, 52 (33.3
%) were female and 104 (66.7 %) were male; age of 18-40 years, (M = 22.00 )
who voluntarily participate in sessions of gaming sociomotores cooperative. As
an instrument of measure was used to scale GES (Games and Emotion Scale)
validated by Lavega, Gedling y Filella (2013) to identify the emotional intensity
experienced in each motor task. The data collected were statistical treatment,
through the use of graphs, in addition to the qualitative approach, to use the
discourse of research subjects in a discourse analysis. The results prove that
the cooperative game via the internal logic (88.6 %) stimulate positive emotions
83.3% (humor, 39.5 %; joy, happiness 21.9 %, 21.0 %) promoting social and
emotional well-being. The cooperative game contextualize the same trends in
emotional gender relation as for the male (positive, 83.2 %; ambiguous, 8.9%
and negative 8.0 %) and females (82.2 %; positive, ambiguous, 8.7% and
negative 9.0 % ). The research concluded that through the praxiological
knowledge it is possible to understand important aspects of human
manifestation in cooperative game, such as educational process in educating
the emotions for gender equality. Dissertação de mestrado em Educação Física, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra