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O impacto da distância psicológica no processo de internacionalização das PME p...

Autor(es): Fernandes, Carla Susana Sanina Marques cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/24804

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Distância psicológica; Atitude global; Estratégias de marketing; Performance exportadora; Marketing internacional; PME portuguesa


Descrição
Um dos principais temas de investigação em marketing internacional, é seguramente o conceito de distância psicológica. Desde Beckerman, passando pela escola de Uppsala, até mais recentemente Sousa e Lages, que os investigadores comportamentalistas, têm dado à distância psicológica enumeras definições, medições, aplicações e constructos distintos. O facto de não haver uma decisão definitiva sobre a melhor forma de operacionalizar a distância psicológica, conduziu a uma má percepção do conceito e a algum descredito sobre a sua utilidade enquanto ferramenta de apoio à gestão. Por outro lado, assistimos muitas vezes ao tratamento deste conceito de uma forma isolada, não se identificando as múltiplas interdependências possíveis com outras variáveis no processo de internacionalização. No seguimento da investigação sobre o tema, este trabalho oferece um novo modelo que pretende medir o impacto da distância psicológica no processo de internacionalização das PME portuguesas. Baseado na PD Scale proposta por Sousa e Lages, assumimos o constructo da distância psicológica como multidimensional, e avaliamos o seu impacto nas estratégias de marketing internacional. Contribuindo para a originalidade do modelo, investigámos também a performance exportadora como resultado da distância psicológica. Por último avaliámos a atitude global como antecedente da distância psicológica e o seu impacto quer nas estratégias de marketing quer na performance exportadora. Os dados foram recolhidos através de questionário enviado por email para 1150 empresas e tratados por análise de regressão linear. Os vários procedimentos estatísticos mostram a validade do modelo. Os resultados demonstraram que a distância psicológica tem uma fraca influência no processo de internacionalização, mas que a atitude global pode ter uma influência importante na performance exportadora. Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
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