Autor(es):
Rodrigues, Clara Arruda de Lucena
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/24787
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Comportamento do consumidor; Atitudes face ao luxo; Intenção de compra no mercado de luxo; Público LGBT
Descrição
Num cenário económico e social em constante transformação, o comportamento do consumidor e as suas alterações representam uma temática de extrema importância entre os profissionais de Marketing. O mesmo deve-se ao fato de posicionarem os seus objetivos e estratégias empresariais de acordo com os desejos e vontades do consumidor, sendo este cada vez mais exigente e peça-chave no mercado contemporâneo.
O presente estudo possui como propósito examinar o comportamento do consumidor face ao luxo e a sua intenção de compra no mercado de luxo. A partir de uma revisão bibliográfica da área e inquéritos realizados entre os consumidores público-alvo, pretende-se explorar os determinantes das atitudes face ao luxo, assim como a intenção de compra de bens no mercado de luxo.
Segundo Knag (2012), a motivação que conduz os consumidores na compra de produtos de luxo é um campo pouco explorado em termos de realização de estudos. O público escolhido a presente investigação compreendeu o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros), uma vez que representa um nicho da sociedade atual em constante crescimento e com um alto poder de compra. Para a aquisição dos resultados almejados, a investigação foi realizada através de um estudo empírico, onde foi utilizada uma metodologia quantitativa e descritiva, de natureza não-probabilística.
O resultado do questionário de investigação, aplicados a 308 homossexuais, residentes em Portugal e Brasil, apresentou algumas diferenças quanto à revisão bibliográfica realizada, sendo causada pela especificidade e características próprias da amostra. Foram, igualmente, distribuídos inquéritos para uma amostra de 270 heterossexuais com o objetivo de traçar uma com análise comparativa entre os dois públicos analisados, de modo a enfatizar a importância de estudo do público LGBT no mercado de luxo.
Como análise finalconclui-se que o público LGBT é um consumidor que apresenta perceções diferenciadas face aos bens de luxo com um elevado poder de compra. Trata-se de um público exigente, com características específicas, o que faz com que seja necessário um estudo mais aprofundado em relação ao seu comportamento como consumidor no mercado de luxo, a fim de um melhor posicionamento das marcas e segmentação do mercado. Daí que a presente investigação apresente, igualmente, o propósito de contribuir academicamente para futuros estudos sobre a temática. Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos de Carvalho