Autor(es):
Silva, Fátima Cristina Tavares da
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/24768
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Integração social; Cidadania; Arte; Multiculturalidade; Consumo cultural
Descrição
Este relatório tem como base o estágio realizado na Oficina Municipal de Teatro, tendo em conta o projeto Bando À Parte. A minha tarefa principal esteve mais ligada ao acompanhamento e avaliação deste projeto. Portanto, partindo-se das características do mesmo, o relatório tem como objetivo avaliá-lo e refletir de que modo a integração social e a conquista da cidadania podem ser alcançadas através da arte e da cultura.
Nos dias de hoje, a arte e a cultura são aspetos fundamentais que entram, cada vez mais, no debate sobre a integração social. Apesar da escassa reflexão teórica acerca desta temática, é efetuada uma análise das questões relacionadas com o capital social e cultural, a multiculturalidade e a importância de currículos escolares interculturais e com componentes artísticas. É ainda relevante perceber de que forma a cidadania é construída e como a arte a influencia.
A metodologia adoptada foi de acordo com as tarefas planeadas. Incidiu, sobretudo, sobre a entrevista semi-diretiva e efetuou-se a diferentes grupos de interesse: aos participantes do projeto, às suas famílias, aos seus diretores de turma e, por fim, à coordenação do projeto.
Os resultados obtidos incidem, assim, sobre a avaliação do projeto, tanto da sua estrutura e planeamento, como dos aspetos encontrados ao longo do seu desenvolvimento. Relatório de estágio do mestrado em Sociologia, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paula Abreu.