Document details

"A garagem onde nasci" : a cena musical rock de Coimbra nos anos 90

Author(s): Martins, Pedro Emanuel Almeida cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/24738

Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra


Description
A presente dissertação procura dar conta da existência de um campo alternativo de interação entre indivíduos despoletados contra os hábitos e costumes dominantes. Este campo em que surge a música rock identifica um grupo restrito de indivíduos que, a partir dos anos oitenta, se envolveram num contexto musical de produção local, predominando o rock nas suas interações: um grupo de amantes da música que assumem o rock como filosofia de vida. A partir da análise feita de um conjunto de entrevistas e técnicas complementares na investigação, pretende-se compreender as significações atribuídas pelos indivíduos ao rock tornando este numa cultura artisticamente vivida. Analisando o contexto social, da esfera de produção e consumo local, permitiu constar que este grupo restrito de indivíduos acentuou, de forma inevitável, a formação de uma cena musical rock. Estruturaram as suas práticas musicais a uma cultura comum e partilhada e concebida pela ideia de que a música integra um princípio inerente da vontade coletiva. Uma vontade que insurgiu contra a hegemonia dominante, tanto das instituições como valores morais, que afundou a cidade de Coimbra nos anos noventa. O que os fundamenta é a sua interação com a música: sentir a música pela música e não ouvir a música pela música. Este é o sentido sociológico desta investigação: procurar entender os interesses e significações musicais atribuídos pelos indivíduos no que acreditam musicalmente, assumindo esta crença sob a influência não só das suas interações sociais como a forma e o meio em que praticam e se relacionam com elas. Procurou-se explorar a interação entre os indivíduos da cena musical rock a partir das suas trajetórias de vida que indiciam significados e representações da música. Esta exploração foi realizada a partir dos novos paradigmas associados aos estudos das culturas juvenis: A cena musical que detém uma análise flexível sobre o contexto do quotidiano em que se circunscrevem as práticas dos indivíduos. Dissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Claudino Cristovão Ferreira.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ferreira, Claudino
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents

No related documents


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU