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A comunicação do desempenho social das empresas de prestação de serviços em Por...

Autor(es): Simões, Sandra Catarina da Silva cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/24735

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Desenvolvimento sustentável; Sustentabilidade social; Relatórios de sustentabilidade; GRI; Empresas de prestação de serviços


Descrição
As empresas em geral têm necessidade de partilhar informação sobre a sua ação ativa na sociedade, procurando um mundo sustentável. Isto deve-se à globalização e ao rápido desenvolvimento das novas tecnologias da comunicação, que impulsionaram a difusão da problemática da biodiversidade e da responsabilidade social que as empresas têm na comunidade. O impacte social, ambiental e económico que as empresas têm no local onde operam levou a que ONG’s, a Comissão Europeia e os stakeholders as convidassem a seguir determinadas normas, económico-sociais e ambientais, e comunica-las através dos Relatórios de Sustentabilidade. Nesses relatórios as empresas comunicam dados e informações que consideram mais relevantes, segundo interesses e prioridades dos stakeholders e da própria empresa. A Global Reporting Initiative (GRI) elabora e atualiza diretrizes para coadjuvar as organizações na elaboração de relatórios segundo o modelo de sustentabilidade, que é composto pelos indicadores sociais, ambientais económicos. O seu objetivo é ajudar as empresas que pretendem comunicar o seu impacte na economia, na sociedade e no meio ambiente. Para muitas empresas os Relatórios de Sustentabilidade podem ser orientados e vistos como uma estratégia de marketing dirigida aos consumidores. Mas se forem elaborados conforme as linhas orientadoras da GRI, servem também para a organização verificar se tem competitividade e ainda identificar os riscos e oportunidades, assim como apurar se as metas da empresa foram atingidas. Neste sentido, estes relatórios devem ser elaborados tendo em vista os objetivos e missão da empresa, não esquecendo de pedir feedback aos stakeholders. Na atualidade, talvez consequência da crise económica que se faz sentir em Portugal, o indicador económico é o indicador do modelo de sustentabilidade que parece ser o mais discutido e que aparenta ser o mais preocupante para o governo. Esta crescente preocupação em estabilizar a economia do país, parece ter deixado para segundo plano vi condições e direitos da sociedade. E a falta de equidade económico-social poderá originar uma crise social. Também a nível geral, dos três indicadores do modelo de sustentabilidade, quando o indicador social é abordado aparenta sempre surgir como consequência de problemas económicos e/ ou ambientais. E parece que raramente o indicador social nunca é a causa de problemas económicos. É por isso relevante estudar como é reportado o indicador social nas empresas de prestação de serviços em Portugal nos seus relatórios de sustentabilidade. Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação Filipe Almeida.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Almeida, Filipe Jorge Ribeiro de
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