Autor(es):
Simões, Sandra Catarina da Silva
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/24735
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Desenvolvimento sustentável; Sustentabilidade social; Relatórios de sustentabilidade; GRI; Empresas de prestação de serviços
Descrição
As empresas em geral têm necessidade de partilhar informação sobre a sua ação ativa na
sociedade, procurando um mundo sustentável. Isto deve-se à globalização e ao rápido
desenvolvimento das novas tecnologias da comunicação, que impulsionaram a difusão da
problemática da biodiversidade e da responsabilidade social que as empresas têm na
comunidade.
O impacte social, ambiental e económico que as empresas têm no local onde operam
levou a que ONG’s, a Comissão Europeia e os stakeholders as convidassem a seguir
determinadas normas, económico-sociais e ambientais, e comunica-las através dos
Relatórios de Sustentabilidade. Nesses relatórios as empresas comunicam dados e
informações que consideram mais relevantes, segundo interesses e prioridades dos
stakeholders e da própria empresa.
A Global Reporting Initiative (GRI) elabora e atualiza diretrizes para coadjuvar as
organizações na elaboração de relatórios segundo o modelo de sustentabilidade, que é
composto pelos indicadores sociais, ambientais económicos. O seu objetivo é ajudar as
empresas que pretendem comunicar o seu impacte na economia, na sociedade e no meio
ambiente.
Para muitas empresas os Relatórios de Sustentabilidade podem ser orientados e vistos
como uma estratégia de marketing dirigida aos consumidores. Mas se forem elaborados
conforme as linhas orientadoras da GRI, servem também para a organização verificar se
tem competitividade e ainda identificar os riscos e oportunidades, assim como apurar se
as metas da empresa foram atingidas. Neste sentido, estes relatórios devem ser
elaborados tendo em vista os objetivos e missão da empresa, não esquecendo de pedir
feedback aos stakeholders.
Na atualidade, talvez consequência da crise económica que se faz sentir em Portugal, o
indicador económico é o indicador do modelo de sustentabilidade que parece ser o mais
discutido e que aparenta ser o mais preocupante para o governo. Esta crescente
preocupação em estabilizar a economia do país, parece ter deixado para segundo plano
vi
condições e direitos da sociedade. E a falta de equidade económico-social poderá originar
uma crise social.
Também a nível geral, dos três indicadores do modelo de sustentabilidade, quando o
indicador social é abordado aparenta sempre surgir como consequência de problemas
económicos e/ ou ambientais. E parece que raramente o indicador social nunca é a causa
de problemas económicos.
É por isso relevante estudar como é reportado o indicador social nas empresas de
prestação de serviços em Portugal nos seus relatórios de sustentabilidade. Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação Filipe Almeida.