Autor(es):
Carvalho, Filipe José de Palhares Falcão
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/24614
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Franchising; Expansão; Marca; Custos
Descrição
O objetivo deste relatório consiste em dar a conhecer o processo de expansão de
uma empresa e/ou marca através do sistema franchising.
Em primeiro lugar, irei fazer uma breve apresentação da empresa e das marcas
que esta possui, fazendo uma descrição dos seus conceitos e modelos de negócio.
De seguida vou identificar e explicar todas as atividades por mim realizadas
durante o período no qual realizei o estágio, de entre todas, destaco desde já as tarefas
que realizei com o intuito de dar início a um novo negócio e a uma nova marca, as
Pastelarias Chiado.
A última parte do relatório é referente ao estudo e desenvolvimento de uma
componente teórica, relacionada com a forma como o franchising pode ser utilizado como
forma de expansão de uma empresa e/ou marca. O estudo deste tema será então
enquadrado nas políticas de franchising que a empresa World For You – Mediação
Imobiliária, Lda. seguiu para as suas duas marcas, a Lojadobras e as Pastelarias Chiado.
Toda a investigação teórica foi suportada por bibliografia relacionada com o tema em
estudo e usei também o recurso à internet como forma de pesquisar a maior quantidade
de informação possível para este estudo.
Após o término do período de estágio concluí que algumas das questões
relacionadas com a forma como o franchising estava a ser desenvolvido e sugerido aos
potenciais interessados não estavam de acordo com a capacidade e interesses económicos
atuais, por isso sugeri algumas alterações que estão descritas neste mesmo relatório. Fora
da temática central do franchising também sugeri duas ideias, uma das quais cheguei a
desenvolver e outra que se encontra em estudo. A que desenvolvi prende-se com uma
redução substancial dos custos mensais da empresa e deve-se à criação da base de dados
de parceiros da Lojadobras para ser utilizada por todos os franchisados da. A segunda ideia
é referente às Pastelarias Chiado e relaciona-se com a forma como poderíamos tentar
implementar um modelo drive-in.
Palavras-chave: franchising, expansão, marca, custos. Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida.