Author(s):
Nunes, João Luís
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/24397
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Subject(s): Siza, Álvaro, 1933-, obra; Snozzi, Luigi, 1932-, obra; Lugar na arquitectura
Description
O presente trabalho pretende elaborar uma reflexão sobre a obra de Álvaro Siza e
Luigi Snozzi, usando como casos de estudo a Casa David Vieira de Castro e a Casa Diener
de modo estabelecer uma comparação mais precisa entre a obra destes arquitectos
O ponto de partida que conduziu à realização deste trabalho surgiu do interesse em
compreender em maior profundidade a arquitectura que me despertou maior curiosidade
durante os anos que passei no curso de Arquitectura. Assim pude compreender um pouco
mais sobre dois importantes mestres, desvendando o processo de cada um e os princípios
que consideram importantes na realização da sua actividade profissional. Uma parte central
na elaboração deste trabalho foram as entrevistas realizadas com ambos os arquitectos, uma
oportunidade que ajudou a ter uma leitura mais clara do processo de trabalho de cada um e
da evolução projectual dos casos de estudo.
A estruturação do trabalho aqui apresentado divide-se em quatro partes:
enquadramento teórico, estudo das habitações unifamiliares de ambos arquitectos, casos de
estudo, cruzamento de dados e conclusão.
O enquadramento teórico é centrado sobre o Regionalismo Crítico, que estuda as
variantes de arquitectura regional que começaram a ser desenvolvidas no início da segunda
metade do século XX. Estes focos de arquitectura, que fizeram uma mediação entre as
tradições construtivas locais e os movimentos internacionais, começaram a ser divulgados por
Liane Lefaivre e Alexander Tzonis no início dos anos 1980. Para o trabalho destes teóricos
foi importante a colaboração de Anthony Alofsin, um estudante orientado por Tzonis em
Harvard que escreveu o primeiro texto dedicado ao tema intitulado Constructive Regionalism
- publicado pela primeira vez em 2007. Porém, a figura central nesta temática foi Kenneth
Frampton, que desenvolveu as suas próprias ideias sobre o Regionalismo Crítico, dando
grande ênfase a países como Portugal e Suíça. A acompanhar esta discussão também foi
muito importante as ideias desenvolvidas sobre a importância do lugar, divulgadas sobretudo
dentro do âmbito da Tendenza no Norte de Itália. Aqui, as figuras centrais foram Vittorio
Gregotti, Aldo Rossi e Giorgio Grassi, que acabaram por ser acompanhados por vozes do Este enquadramento teórico, que foca principalmente a década de 1980, serve
para compreender o contexto arquitectónico dentro do qual Siza e Snozzi operavam até
ao momento da realização dos projectos dos casos de estudo. Esta parte do trabalho é
complementada por uma análise do contexto académico e exposição resumida da evolução
da obra de cada arquitecto.
De seguida, é exposto o conjunto de habitações unifamiliares realizadas por cada
um até à realização da Casa Diener e da Casa Vieira de Castro. Nesta parte do trabalho
compreende-se a importância das casas de Snozzi, que, apesar da pequena escala das
construções, conseguem englobar em si todas as preocupações arquitectónicas e urbanísticas
do arquitecto suíço. Estas são as obras pelas quais ficou mais conhecido, sendo um dos mais
importantes contributos do Ticino para cenário da arquitectura da segunda metade do
século XX. No caso de Siza, as habitações unifamiliares não têm uma importância tão
central como no caso de Snozzi. Isso deve-se em grande parte ao elevado volume da obra
do arquitecto português, quando comparado com o seu par suíço, que foi dominado por
algumas obras públicas de pequena e média dimensão que colocaram Siza na ribalta da
arquitectura mundial desde os anos 1970. Porém, apesar do carácter programático mais
disperso da obra de Siza, as suas casas são um caso de estudo de grande valor, pois, ao
diminuir o espectro de projectos em análise, centrando-o no mais importante programa da
arquitectura do século XX - a casa - consegue-se ter uma percepção mais clara do trabalho
de Siza, que é de difícil compreensão devido à complexidade de influências e diferentes fases
que a sua obra teve ao longo dos anos.
Como casos de estudo foram escolhidas a Casa Diener de Luigi Snozzi, realizada em
Ronco sopra Ascona (Ticino) entre 1988 e 1990, e a Casa David Vieira de Castro, de Álvaro
Siza, construída entre 1984 e 1998 em Vila Nova de Famalicão. O ponto de partida para
escolha destas obras deveu-se à importância das casas de Snozzi, que centrou o estudo no
tema da casa. Como foi referido, são as suas obras mais importantes, e Snozzi não pode ser
devidamente estudado sem focar a atenção na sua arquitectura doméstica. Foi escolhida a Casa Diener por Siza a ter considerado como “a casa perfeita; pertence aos clássicos da arquitectura
doméstica contemporânea”1. Estas imposições ditavam que fosse escolhida uma casa de Siza
com características semelhantes, construída no mesmo período. Foi escolhida a Casa David
Vieira de Castro por ser um projecto realizado numa encosta, voltada para a paisagem,
que salientava a importante dualidade entre a interacção com a topografia e a relação com
grande escala natural envolvente - duas características centrais na obra de Luigi Snozzi, cujo
trabalho dialoga constantemente com o território do Ticino.
O objectivo deste trabalho é de compreender e explorar em maior profundidade as
proximidades que foram apontadas entre Siza e Snozzi por alguns importantes teóricos.
Procura-se desvendar a capacidade de leitura dos “traços secretos do lugar”2 que Vittorio Gregotti
apontou em Siza e Snozzi ou a designação de arquitectos-topógrafos que Jacques Gubler deu
a ambos. Ao analisar a obra destes dois arquitectos têm-se uma percepção clara de como a
relação entre o edifício e o lugar é, e deve ser, um dos temas centrais da arquitectura. Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da F. C. T. da Univ. de Coimbra.