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Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2,3 com secund...

Author(s): Costa, João Paulo Reis da cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/24060

Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Subject(s): Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica; Inclusão; Deficiência


Description
O Estágio Pedagógico é a fase inicial da prática profissional, promovendo um aprofundamento dos conhecimentos científicos na área da Educação Física. O objetivo deste documento é partilhar e divulgar as estratégias e opções tomadas no âmbito da prática pedagógica desenvolvida com uma turma do 8.º ano de escolaridade. Este documento surge organizado em três capítulos, expondo a contextualização da prática, refletindo sobre as práticas desenvolvidas e o aprofundamento de um tema problema. A contextualização refere-se aos dados necessários para o suporte de uma reflexão sobre a prática, incluindo expetativas inicias do estagiário, o seu processo formativo e os elementos relativos às condições locais e da relação educativa, onde será realizada a caraterização da escola, do grupo de Educação Física e da turma. Na análise reflexiva é efetuada uma reflexão sobre a prática desenvolvida sustentada com os aspetos críticos da intervenção do estagiário, verificando o seu percurso ao longo do estágio pedagógico, orientada para o desenvolvimento profissional. Esta é apresentada por meio de referências às dificuldades superadas e estratégias de superação. São também apresentados os dilemas com que o estagiário se defrontou e que aprendizagens realizou, orientando-as para o próprio futuro desenvolvimento profissional. O objetivo do tema problema é averiguar as atitudes dos alunos do 2.º e 3.º de escolaridade face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Foram inseridos alunos com deficiência em grupos de alunos sem deficiência, nas férias desportivas “PáscoAbrir2013”. A amostra é constituída por alunos do 5.º, 6.º, 7.º e 8.º de uma escola, cinquenta e dois alunos (N=52), dos quais vinte e quatro (N=24) são do género feminino e vinte e oito (N=28) do género masculino. Utilizou-se o “Children’s Attitudes Towards Integrated Physical Education – revised (CAIPE-R), Block, 1995, traduzido por Campos & Ferreira (2008) ”, na pré-intervenção e na pós-intervenção. Os alunos têm atitudes mais favoráveis na pós-intervenção, o que nos leva a concluir que as férias desportivas foram bastante benéficas, melhorando a perceção dos alunos em relação a pessoas com deficiência, para que tenham atitudes mais favoráveis na sua inclusão nas aulas de Educação Física. Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ferreira, José Pedro Leitão
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