Autor(es):
Carvalho, Sofia de Sousa Branco Dinis de
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/24017
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Descrição
Este relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Ensino da
Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e pretende ser uma
apresentação do trabalho realizado durante o Estágio Pedagógico de Educação
Física na Escola Básica Alberto Nery Capucho, no ano letivo de 2012/2013.
Neste documento pretende-se demonstrar todas as atividades, objetivos,
planeamentos, tomadas de posição, conhecimentos adquiridos e avaliações
realizadas a uma turma do 8º ano.
O seu conteúdo estará dividido em três fases distintas, mas que se
complementam umas às outras; uma primeira parte, onde se encontraram as
estratégias adotadas; uma segunda parte, de ponderação sobre a forma como
essas estratégias decorreram e, uma terceira parte, onde será desenvolvido um
tema/problema com que nos podemos deparar ao longo do nosso percurso
enquanto professores de Educação Física e com o qual lidei, durante este ano
letivo. Este tema está relacionado com a indisciplina na aula de Educação Física
e, para o analisar, recorri a grelhas de observação e a um questionário realizado
aos alunos. Os resultados mostram que não existe noção sobre a gravidade de
determinados comportamentos que podem pôr em causa o bom funcionamento
da aula.
O contacto com os diferentes intervenientes desta escola, deu-me a
conhecer uma diferente realidade, quer ao nível dos alunos, quer ao nível do
funcionamento de uma escola pública.
Este estágio pedagógico permitiu-me adquirir novos saberes e consolidar
outros, adquiridos ao longo de dezassete anos de serviço, no segundo ciclo do
ensino básico. Para um professor, aprender nunca é demais, pois temos
obrigação de investir na nossa formação, de forma a termos sempre uma
resposta para todas as solicitações que os alunos nos possam fazer.
Ao terminar mais um ciclo da minha formação, faço-o com a noção de
dever cumprido. No entanto, tenho plena consciência que, o facto de estar a
trabalhar ao mesmo tempo que o concretizo, não me permitiu uma
disponibilidade total ao projeto, como ele merecia. Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.