Detalhes do Documento

Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2,3 c/ s...

Autor(es): Madeira, Cesário António Santos cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/23971

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Inclusão


Descrição
O presente documento, Relatório Final de Estágio Pedagógico, inserido no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico, contemplado no Plano de Estudos do 3º e 4º semestres do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, sustentado pelo processo de prática profissional na Escola Básica c/ Secundário José Falcão - Miranda do Corvo no presente ano letivo (2012/2013), constitui o produto final de uma longa, mas produtiva, caminhada no meu percurso académico e profissional. Como tal, tem como objetivos a realização de um resumo e, em simultâneo, da reflexão de um extenso, mas gratificante, percurso pedagógico que envolveu a aquisição de conhecimentos na didática específica de Educação Física. O presente ano de Estágio Pedagógico, que está a chegar ao fim, permitiu o desenvolvimento da prática educativa através de uma preparação exigente na adequação da teoria para a prática escolar. A investigação educacional contínua sobre os objetivos orientadores da ação torna-se indispensável para uma planificação atingir o sucesso do processo Ensino-Aprendizagem. É, então, a função do professor, após a análise dos resultados da avaliação inicial, adequar os processos formativos em função da diferenciação que realiza numa turma de 8.º ano de escolaridade, incentivando e estimulando o desenvolvimento pessoal e social do aluno. O processo educativo permite a construção de uma preparação especializada para a aplicação de conhecimentos multidisciplinares de intervenção profissional. Assim sendo, no presente relatório será contextualizado o projeto formativo que se encontra relacionado com as expectativas iniciais e reconhecidas as práticas desenvolvidas (planeamento, realização e avaliação), não esquecendo a justificação das opções praticadas. Serão divulgadas as dificuldades e identificadas as necessidades de formação, a componente ético-profissional e a importância do compromisso com as aprendizagens dos alunos também serão analisados. Por fim, serão abordadas as questões dilemáticas, divulgadas as conclusões referentes à formação inicial e será aprofundada a temática da Aplicabilidade da inclusão em âmbito escolar. Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ferreira, José Pedro Leitão
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia