Detalhes do Documento

A utilização das novas tecnologias enquanto estratégia facilitadora do processo...

Autor(es): Guerreiro, Sara cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/23743

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Novas tecnologias; Ensino


Descrição
O presente documento constitui o Relatório Final de Estágio, surgindo como parte integrante da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e de Alemão no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Pretende ser uma reflexão sobre a Prática Pedagógica Supervisionada, que foi realizada na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz, durante o ano letivo de 2011/2012, em que o tema “A utilização das novas tecnologias enquanto estratégia facilitadora do processo de ensino-aprendizagem” desempenha um papel central. Numa época em que os avanços tecnológicos se fazem sentir todos os dias e com grande intensidade, parece-me pertinente dedicar algum tempo ao estudo da influência que a utilização das novas tecnologias exerce sobre o processo de ensino-aprendizagem. Ao longo deste relatório tentarei demonstrar que os recursos tecnológicos podem ser uma mais-valia em contexto de aula e que as vantagens que advêm da sua utilização superam os aspetos menos positivos. Pretendo ainda apresentar situações didáticas concretas, tendo em conta a minha experiência pessoal ao longo do ano do Estágio e a colocação em prática de alguma da teoria estudada. Assim sendo, o presente relatório encontra-se dividido em três capítulos: • o primeiro capítulo, referente à escola, faz o enquadramento geográfico e socioeconómico, bem como a caracterização da escola e das turmas que me foram atribuídas, um 9º ano da disciplina de Inglês e um 11º ano da disciplina de Alemão; • no segundo capítulo apresento um resumo do meu percurso académico, profissional e pessoal, bem como uma autoavaliação do trabalho que desenvolvi ao longo do ano e apresento as razões que levaram à escolha do tema monográfico; • o terceiro e último capítulo inclui a fundamentação teórica do tema por mim escolhido para este relatório – “A utilização das novas tecnologias enquanto estratégia facilitadora do processo de ensino-aprendizagem” – e que serviu de base às atividades desenvolvidas ao longo da Prática Pedagógica.  Relatório de Prática Pedagógica Supervisionada realizada na Escola Secundária com 3º CEB Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Tavares, Teresa; Carecho, Judite
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia