Autor(es):
Cunha, Maria Manuela Ferreira da
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/23532
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Vizela; Requalificação museológica; Termas; Museu; Caldas
Descrição
As Caldas de Vizela contam episódios de curas, de tempos de lazer e de arquitetura termais ímpares no país. Os séculos XIX e XX foram pródigos na fundação de edifícios
termais assim como na abertura e arborização de arques, ou áreas dependentes, de grande beleza, sendo Vizela uma referência incontornável desse processo.
O seu encerramento é também um registo da história termal nacional, que conta com fases melhores e piores. Assim, conscientes da sua importância e das suas
potencialidades, este projeto visa a reabertura e a readaptação do balneário principal sob os pressupostos de um espaço cultural e da gestão museológica.
A criação de um museu, num edifício termal, coloca questões relativas à identidade do espaço. Contudo, é notória a representatividade da atividade termal e o capital simbólico que o edifício patenteia, pela singularidade arquitectónica e pela memória histórica.
Atualmente regista-se, um pouco por todo o país, a execução de obras de melhoramentos, modernização e também readaptação de alguns espaços termais, em virtude da emergência e da necessidade, dos novos públicos, bem como da sua diversidade,
preferências e gostos.
Neste estudo desenvolve-se um projeto de requalificação museológica para o espaço termal, que compreende a história das termas e a apresentação e interpretação de objetos e de memórias pessoais. O estudo inicia-se pela análise dos espaços termais e pela cura termal, bem assim pela definição das metodologias de investigação e as devidas comparações com estabelecimentos internacionais. Na abordagem à reconfiguração do
espaço apresenta-se o desenho do plano estratégico e diretor, uma refleção sobre as coleções e as exposições a organizar, como forma de dinamizar o núcleo museológico. A análise aos serviços de comunicação e marketing contribuiu para o desenvolvimento de
propostas de merchandising. Os planos de avaliação e emergência, envolvendo os recursos humanos e a segurança do imóvel, são também considerados. O objectivo centra-se na proposta de revitalização do balneário principal como museu, segundo a designação MUT (Museus das Termas), não esquecendo os tratamentos termais e de Spa, constituindo-se o SUT (Saúde nas Termas) no balneário de 4.ª classe. Trabalho de projeto de Mestrado em História, na área de especialização em Museologia, orientado pela Doutora Dalila Rodrigues e coorientado pela Doutora Irene Vaquinhas, apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Rodrigues, Maria Dalila Aguiar; Vaquinhas, Irene Maria Montezuma Carvalho Mendes